14/09/2022 - Equidade racial e de gênero é tema de encontro do Fórum-RS na Sede do Conselho



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela presidente, Rosangela Gomes Schneider, recebeu, no dia 2 de setembro, reunião da vice-presidência de equidade racial e de gênero do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (Fórum-RS). Entre os encaminhamentos, foi definida uma carta de princípios, documento que visa dar base ao desenvolvimento das ações propostas pela vice-presidência e estruturar as propostas dos debates, aprofundando os assuntos a serem encaminhados no próximo encontro do Fórum-RS. Além disso, também foi proposta a criação de um calendário mensal, com atividades sobre diversidade divulgadas pelos Conselhos.

Além de Rosangela, estavam presentes na atividade a presidente do Conselho Regional de Psicologia do RS (CRPRS), Ana Luiza de Souza Castro; a presidente do Conselho Regional de Serviço Social do RS (CRESSRS), Elisa Scherer Benedetto; a representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), Carline Carazzo; o membro Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), Diego Cândido; e a representante da Comissão de Igualdade Racial da OAB-RS, Letícia Marques Padilha.

O encontro ainda levantou temas a serem apresentados na próxima reunião do Fórum-RS, em outubro. Entre as discussões, estavam questões de caráter social e político, buscando alinhar ações em defesa de toda a sociedade, como representatividade, ensino presencial de qualidade, capacitação adequada das(os) profissionais, lei de cotas, combate à LGBTQIA+fobia e à discriminação racial e de gênero. Também foram abordadas temas de assistência social e inclusão, como a presença de mulheres, pretas(os), pardas(os), indígenas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência (PCDs) dentro das gestões dos Conselhos.

Para a próxima reunião do grupo, marcada para 28 de setembro, as(os) representantes pretendem definir ações para a construção de um seminário, que apresentará as propostas da equipe em prol da diversidade, buscando o melhor para as(os) profissionais, mas também para toda a população.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Carlo Amoretti
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg DRT/RS 13.181