03/10/2022 - Coren-RS acompanha apresentação do relatório do 2º quadrimestre de 2022 da SMS de Porto Alegre



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela conselheira Sônia Regina Coradini, acompanhou no dia 27 de setembro, de forma online, a apresentação do relatório de Gestão de Saúde do 2º quadrimestre de 2022 da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre. A apresentação ocorreu durante audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosman) da Câmara Municipal de Saúde da Capital.

Em sua fala, a conselheira Sônia, que já atuou como servidora da vigilância de saúde, salientou a importância do fortalecimento das redes de assistência, principalmente nas pandemias e no combate às doenças, destacando o papel das equipes no suporte à atenção básica e na contenção de surtos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. “A vigilância é o centro que coordena todo esse processo, dando orientações à população e coletando dados para análise da propagação de doenças. É essencial repor funcionários nesse setor, visto que o combate não deve acontecer apenas no período da dengue, mas sim, antes dos surtos, a fim de conter a proliferação do mosquito”, disse Sônia. Além disso, a conselheira também indagou às(aos) representantes da SMS sobre a falta de apresentação de dados do acompanhamento das vítimas com sequelas longas de Covid19.

O Coren-RS segue atento –  especialmente no caso de Porto Alegre, que vem sofrendo um desmonte na rede de Atenção Primária à Saúde (APS) por parte do Executivo. É essencial que os órgão representativos, como o Conselho, e a sociedade como um todo tenham conhecimento sobre como os tributos estão sendo investidos. É o Coren-RS em defesa da Enfermagem, das(os) cidadãs(ãos) e da saúde pública!

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Carlo Amoretti
Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176