18/10/2022 - Coren-RS incentiva a vacinação contra a poliomielite em todo o Estado



Até o dia 22 de outubro acontece no Rio Grande do Sul a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil), para crianças de um a quatro anos, e a multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. As campanhas foram novamente prorrogadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) devido às baixas coberturas vacinais no território gaúcho.

De acordo com a SES, o Estado vacinou, até o dia 17 de outubro, 72% do público-alvo para receber a dose da vacina contra a poliomielite, o que representa cerca de 335 mil crianças entre um e quatro anos. A meta da campanha é atingir 95% de cobertura vacinal, ou seja, 554 mil crianças nessa faixa etária. Em todo o país, o índice é ainda mais baixo: apenas 65%.

Erradicada no Brasil há mais de duas décadas, a poliomielite é uma doença que corre alto risco de ser reintroduzida no país, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) luta contra esse retrocesso e se mostra preocupado com os índices atuais.

Todas as vacinas são seguras. O Sistema Único de Saúde (SUS) é referência mundial no combate às doenças e em cobertura vacinal, com a Enfermagem na linha de frente dessas ações. Seja responsável, vacine seus filhos e mantenha a carteira de vacinação sempre atualizada!

Confira o esquema da campanha contra a pólio e de multivacinação:

- Abaixo de 1 ano de idade: só faz vacina se tiver alguma em atraso;
- Entre 1 e 4 anos: faz vacina da poliomielite (gotinha) e outras se tiver alguma em atraso;
- Dos 5 aos 14 anos: só faz vacina se tiver alguma em atraso.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações da SES/RS)
Texto: acadêmico de Jornalismo Carlo Amoretti
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg DRT/RS 13.181

Foto: Marcos Lopes/MG

Nota atualizada em 18/10/2022