18/11/2022 - Coren-RS alerta para proliferação de casos de dengue no RS e enfatiza importância dos cuidados com a doença



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) segue atento ao número de casos de dengue em todo o Estado, enfatizando a importância da prevenção e dos cuidados com a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ao longo deste ano, o RS contabilizou mais de 63 mil casos confirmados de dengue, sendo registrados 66 óbitos até o mês de setembro. Os números, quando comparados com os do ano anterior, mostram um grave crescimento. Segundo GZH, em 2021 foram registrados 10.591 casos e 11 mortes.

Encontrado em locais com focos de acúmulo de água, o mosquito põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto com água parada. A doença é transmitida pela picada da fêmea do Aedes aegypti e a melhor forma de evitá-la é a prevenção, por meio do combate aos focos de acúmulo de água, mantendo-se atenta(o) aos possíveis locais de proliferação do mosquito.

Além das medidas que as(os) cidadãs(ãos) podem adotar para conter o avanço da dengue, é responsabilidade majoritária dos Estados e municípios a realização do controle vetorial da doença, por meio de medidas mecânicas, biológicas e químicas, fortalecendo ainda as redes de assistência na contenção de surtos de doenças, como as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Cabe salientar ainda que o Conselho Estadual de Saúde (CES/RS) emitiu alerta quanto à utilização do inseticida Cielo em campanha de saúde pública no combate ao Aedes aegypti. Sendo composta por dois agrotóxicos: imidacloprida (neonicotinóide) e praletrina (piretróide), a substância pode ter efeitos tóxicos se ingerida, inalada ou em contato com a pele. Por isso, o uso de agrotóxico nunca deve ser a primeira escolha!

O Coren-RS segue atento e vigilante. É fundamental que a sociedade tome os cuidados necessários contra a proliferação da dengue, mas essencial que os órgãos públicos e representativos invistam em ações e políticas públicas de combate e prevenção à doença. É o Conselho em defesa da Enfermagem, das(os) cidadãs(ãos) e da saúde pública!

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Carlo Amoretti
Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176