12/01/2023 - Enfermeiras que atuam em centrais de regulação são recebidas no Coren-RS



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) recebeu na tarde desta quarta-feira, 12 de janeiro, enfermeiras que atuam em centrais de regulação no Estado. O objetivo da reunião foi discutir sobre a atuação da categoria no âmbito da regulação hospitalar e ambulatorial, visando à construção de propostas para a normatização do exercício profissional nestes locais. Atualmente, a Enfermagem já desempenha um importante papel nas centrais de regulação, contribuindo para a organização do acesso e dos fluxos, garantindo respostas de qualidade para os usuários dentro da rede de atenção à saúde.

Estiveram presentes no encontro as enfermeiras Daniana Pompeo (da Secretaria Municipal da Saúde de Santo Ângelo), Giovana Gomes e Eliana da Silva (Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre), Fabiana Rosa, Carolina Nicolodi Dias e Márcia Lopes (Secretaria Estadual da Saúde),além do coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Conue/Cofen), Eduardo Fernando de Souza, do presidente do Coren-RS, Antônio Tolla, da conselheira secretária Sônia Regina Coradini, da conselheira Rosane Mortari Ciconet, do conselheiro Luiz Carlos Moraes e do coordenador do Departamento de Fiscalização (Defisc), João Carlos da Silva. 

Na atividade, foi proposta a criação de um grupo para discussão sobre o tema. As profissionais participantes manifestaram que o espaço representa uma conquista histórica para a categoria, já que regulamentar a atividade de enfermeira(o) reguladora(or) exercida com conhecimento técnico e científico representa um avanço para categoria. “Esta pauta é relevante para a normatização da Lei do Exercício aos profissionais que atuam nas centrais de regulação”, enfatizou o presidente Antônio.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181