13/01/2023 - Representantes do Cofen e do Coren-RS visitam serviço de SIV com motos em Bento Gonçalves

Inaugurado em 09/01, serviço opera conforme as Resoluções 688/22 e 713/22

Representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) visitaram, nesta quinta-feira (12/01), o serviço de Suporte Intermediário de Vida (SIV) com motos em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. Inaugurado na segunda-feira, dia 09/01, o serviço opera conforme as Resoluções 688/22 e 713/22, que normatizam a implementação de diretrizes assistenciais no SIV e a atuação das(os) profissionais de Enfermagem no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) móvel terrestre e aquaviário, respectivamente.

Participaram do encontro a presidente do Cofen, Betânia Santos, além dos conselheiros federais Daniel Menezes de Souza (ex-presidente do Coren-RS nas gestões 2015-2017/ 2018-2020), Gilney Guerra e Márcio Raleigue. Pelo Coren-RS, estavam o presidente, Antônio Tolla, a conselheira secretária, Sônia Regina Coradini, e o coordenador do Departamento de Fiscalização (Defisc), João Carlos da Silva. Estavam, ainda, o presidente do Coren-RO, Manoel Neri, e representando a Comissão Nacional de Urgência e Emergência (Conue) do Cofen, o coordenador, Eduardo Fernando de Souza, e a integrante e conselheira do Coren-RS Rosane Mortari Ciconet.

De acordo com as exigências de operação das unidades de suporte intermediário, as motos vão contar com a presença de enfermeira(o) e de técnica(o) de Enfermagem. “No próximo mês, comemoramos um ano desde a aprovação da normatização do SIV pelo plenário do Cofen. A expansão desse serviço pelo país representa um importante passo na medida em que nos permite oferecer assistência adequada na ausência do Suporte Avançado de Vida, compatibilizando as competências profissionais às necessidades de pacientes em estado crítico”, declarou Betânia.

As(Os) representantes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais foram recepcionadas(os) pela secretária de Saúde de Bento Gonçalves, Tatiane Misturini. Pelo SAMU do município, estiveram presentes a coordenadora de Enfermagem, Melissa Bonato, o coordenador médico Thyago Coser, o enfermeiro Filipe Lima e o técnico Gabriel Tatsch.

“Com a regulamentação do SIV, o Cofen buscou estruturar o caminho rumo a uma assistência de Enfermagem segura para profissionais e usuários, viabilizando a fiscalização assertiva dos regionais. Seguimos trabalhando pela reprodução das unidades de suporte intermediário em todo o país com o objetivo de fortalecer o exercício profissional livre de ocorrências adversas”, afirmou Daniel.

Atendimento Pré-Hospitalar no RS – Ainda cumprindo agenda no Estado, a Conue se reuniu na quarta-feira (11/01) com representantes do Coren-RS para debater a aplicabilidade da Resolução 688/22 em todo o Rio Grande do Sul. Na ocasião, foi entregue ao coordenador da comissão, Eduardo Fernando de Souza, um relatório da atuação das(dos) profissionais no Atendimento Pré-Hospitalar no RS. “É gratificante ver os serviços reconhecendo a importância e a versatilidade do uso de motos no Atendimento Pré-Hospitalar e, principalmente, ampliando a capacidade de assistência ao paciente crítico incorporando a enfermeira e o enfermeiro na equipe de motos, transformando a equipe em SIV”, destacou Eduardo.

Suporte Intermediário – O reconhecimento do SIV, fruto de amplo trabalho desenvolvido pelo Cofen, especialmente pela Comissão Nacional de Urgência e Emergência, visa preencher lacunas de assistência existentes entre os serviços básico e avançado, oferecendo maior resposta a pacientes críticas(os) e conferindo maior autonomia às(aos) enfermeiras(os) e técnicas(os) de Enfermagem que atuam no APH. No Brasil, atualmente, as unidades de suporte básico, em decorrência de seu grande número, acabam por concentrar parte considerável dos atendimentos às vítimas em situação de risco.

Fonte: Ascom - Cofen