31/01/2023 - Fiscalização do Coren-RS constata falha no ar-condicionado e calor intenso em setores do HPS



Uma falha no ar-condicionado central do Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre (HPS) provocou temperaturas consideradas elevadas para um serviço de saúde nos últimos dias do mês de janeiro. Acionada pela Associação dos Servidores do HPS (ASHPS), a fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) foi ao local e constatou calor intenso, prejudicando o trabalho de profissionais e a recuperação de pacientes diante do forte calor. Segundo as(os) trabalhadoras(es), trata-se de um problema recorrente há muitos anos, sem que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/POA) adote medidas para solucionar o grave problema.

A inspeção fiscalizatória ocorreu no domingo, dia 29 de janeiro, e teve a participação da conselheira secretária e enfermeira Sônia Regina Coradini e do coordenador do Departamento de Fiscalização, o enfermeiro João Carlos da Silva. Ambos foram acompanhados pela presidente da ASHPS, a técnica de Enfermagem Marilia Iglesias, e pela supervisora de Enfermagem, enfermeira Melissa Boucinha. O Coren-RS elaborará um relatório com os problemas constatados e vai acionar, em caráter de urgência, os órgãos competentes.

Em nota, a ASHPS comunicou que, no mais recente episódio, a falha no ar-condicionado iniciou pela UTI do trauma, no 3° andar. Nos dias seguintes, o problema se estendeu a outros setores, como o CME e a Farmácia. Conforme a entidade, o sistema de ar-condicionado central do HPS é velho e inadequado, sem contar que não existe ar-condicionado reserva, prejudicando a recuperação de pacientes internados nestes locais, além de submeter as(os) servidoras(es) a condições de trabalho insuportáveis.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações do ASHPS)

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181

Fotos: ASHPS