14/02/2023 - Projeto Conselheira(o) na Área esteve em Alegrete dialogando com a categoria



Dirigentes do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) estiveram, entre os dias 06 e 09 de fevereiro, em Alegrete, na Fronteira Oeste do Estado. As atividades integraram o projeto Conselheira(o) na Área, que promove a aproximação e o diálogo da autarquia com colegas da categoria. Participaram da ação o presidente do Coren-RS, Antônio Tolla, além dos conselheiros Luiz Carlos Moraes e Paulo Ricardo Santos.

As atividades tiveram início na Secretaria Municipal de Saúde, onde foram recebidos pelo enfermeiro Responsável Técnico (RT) João Francisco Pinheiro Filho. Após, os dirigentes conheceram o Serviço de Assistência Especialização (SAE) da cidade, sendo recepcionados pela enfermeira RT Eliane Morais Jardim. Já na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a técnica de Enfermagem Dalvana Gonçalves dos Anjos e o técnico Cleito Leonardo Gomes Motta apresentaram as atividades da equipe na cidade. O Hospital da Santa Casa de Caridade também foi um dos pontos visitados, em que Antônio, Luiz Carlos e Paulo Ricardo foram recebidos pela enfermeira RT Letícia Rodrigues dos Santos.

Durante a passagem pelo município, a equipe também esteve na sede da SAMU Mental, única iniciativa do gênero encontrada no Estado. O projeto busca garantir o atendimento humanizado e técnico àqueles(as) que sofrem com alcoolismo ou dependência química, resgatando pessoas que tentam algo contra a própria vida.

Além da SAMU Mental, a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), administrada pela enfermeira Heili Matilde Tempo, foi um dos pontos visitados, bem como as Estratégias Saúde da Família (ESF) Jesus Franco Pereira, Rondon, Boa Vista, Bairro Prado e Dr. Romário, e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) Alexandre Lisboa.

Para o conselheiro Paulo, que é natural de Alegrete, a visita à cidade natal foi gratificante, podendo reencontrar colegas de profissão que atuaram junto a ele na Enfermagem. Já Antônio se mostrou muito satisfeito com a recepção das(os) profissionais alegretenses, que receberam de braços abertos a equipe do Coren-RS.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Carlo Amoretti
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)