03/03/2023 - SUS é única opção de acesso à saúde em 34% dos municípios brasileiros



Dados do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) mostram que 34% dos municípios brasileiros não oferecem serviços particulares de saúde, dependendo exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS), o que reforça tamanha importância e valorização desse sistema.

“Os serviços privados só atuam mediante interesse econômico e praticamente não estão disponíveis em municípios de baixa renda. Assim, o caráter universal do SUS se torna ainda mais importante, principalmente, para quem mais precisa. Necessário lembrar que a Enfermagem responde por aproximadamente 59% da força de trabalho desses serviços”, enfatiza a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos.

Cerca de 92% desses municípios sem serviços privados de saúde têm menos de 20 mil habitantes. A região que mais depende dos serviços do SUS é o Nordeste, com 8,9 milhões de pessoas assistidas, logo depois está o Centro Oeste com pouco mais de 796 mil habitantes.

Essa quantidade de pessoas que dependem inteiramente do SUS equivale a dimensão de quase três países do tamanho da Dinamarca, demonstrando que, de fato, oferecer saúde de qualidade para toda a população é uma obrigação do SUS. No Brasil, os estabelecimentos de atenção primária, como as unidades básicas de saúde (UBS), estão presentes mesmo em cidades que não contam com serviços especializados e hospitais.

Fonte: Ascom - Cofen