20/03/2023 - Serviço de vacinação contra a Covid19 no shopping João Pessoa é alvo de fiscalização do Coren-RS



O serviço de vacinação contra a Covid19 localizado no estacionamento do shopping João Pessoa, em Porto Alegre, foi alvo de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) na sexta-feira, dia 17 de março. Entre os problemas averiguados, estavam inadequações de área física e estruturais, como falta de macas, poltronas e equipamentos para assistência em caso de alguma intercorrência das(os) usuárias(os), ausência de climatização e pouca ventilação, e área destinada para estoque de insumos localizada juntamente ao refeitório e descanso das(os) profissionais, sem nenhuma ventilação.

A inspeção foi realizada pelo coordenador do Departamento de Fiscalização do Coren-RS, enfermeiro João Carlos da Silva, que esteve acompanhado da enfermeira fiscal Daiane Agnes. A fiscalização ainda apontou tempo de espera prolongado para a vacinação (de até 40min), prejudicando, em especial, a população idosa. Também não havia assentos e organização do fluxo de atendimento. Além disso, foi constatado que a equipe de Enfermagem foi remanejada de áreas assistenciais para execução de atividades administrativas, desfalcando as equipes de origem.

Após a fiscalização, representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS/POA) informaram que o serviço seria desativado e que na segunda-feira, dia 20, a vacinação contra a Covid19 passaria a ser oferecido no Posto de Saúde Modelo.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg (com auxílio do acadêmico de jornalismo Carlo Amoretti)

DRT/RS 13.181