12/04/2023 - Ambulatório de Incontinência Urinária/Reabilitação Pélvica do HNSC é tema de reunião no Coren-RS



Enfermeiras(os) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, estiveram na manhã desta quarta-feira, 12 de abril, na Sede do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), para apresentação dos trabalhos do Ambulatório de Incontinência Urinária/Reabilitação Pélvica do Hospital Nossa Senhora Conceição (HNSC), com consultas de Enfermagem. A iniciativa é inédita no Estado e, agora, precisa ser normatizada regionalmente, já que existe resolução pelo Conselho Federal de Enfermagem regulamentando a atuação.

“É um importante trabalho desenvolvido e vamos ajudar na normatização das atribuições dos profissionais que atuam nesta área”, destacou o presidente do Coren-RS, enfermeiro Antônio Tolla, que conduziu a reunião. Além dele, participaram a conselheira secretária e enfermeira Sônia Regina Coradini, o coordenador do Departamento de Fiscalização, enfermeiro João Carlos da Silva, e a procuradora-geral Paula Noronha. O ambulatório foi representado pelas enfermeiras estomaterapeutas Adriana Alves dos Santos, Carolina Gosmann Erichsen e Elisabete Storck Duarte, além do enfermeiro Gabriel Messerschmidt, responsável técnico do GHC.

A estomaterapia é a área da saúde responsável por prevenir a perda da integridade da pele, realizar tratamento avançado de pessoas com feridas (agudas e crônicas), reabilitar as que possuem estornias e incontinências (urinária ou anal) e realizar cuidados com fistulas, cateteres, drenos e tubos.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181