27/04/2023 - Coren-RS presente na apresentação do diagnóstico do Plano Estadual de Saúde



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo conselheiro Fernando Mengue, esteve presente na audiência pública promovida nesta segunda-feira, dia 24 de abril, pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (ALRS). Na ocasião, a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) apresentou o diagnóstico que embasará o próximo Plano Estadual de Saúde, que valerá de 2024 a 2027.

O Plano está sendo construído de forma coletiva, com a participação de pelo menos 175 pessoas, e apresenta dados das doenças que mais acometem a população do estado, assim como a cobertura vacinal. A iniciativa detalha, ainda, as cinco redes de atendimento: materno-paterno infantil; atenção psicossocial; atenção às urgências; atenção às doenças crônicas; e de cuidados às pessoas com deficiência.

O conselheiro Fernando ressaltou que o C
oren-RS tem a função de defender as prerrogativas da Enfermagem e a sociedade e reforçou que a aplicação do Piso Salarial da categoria é justa. Também citou os indicadores da sífilis e a falta de leitos intermediários em UTIs neonatais para recém-nascidos com sífilis congênita apresentados pela SES/RS (esses pacientes costumam ficar internados de 10 a 15 dias). “Esse problema poderia ser bastante minimizado na Atenção Básica, focando no diagnóstico precoce e no tratamento adequado para gestante e companheiro”, disse Fernando.

O Plano Estadual de Saúde deverá ser analisado na IX Conferência Estadual da Saúde, que acontece
de 14 a 17 de maio, seguindo para elaboração de diretrizes, metas e indicadores e a definição de instrumentos de monitoramento e avaliação.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
(com informações da ALRS)
Texto: acadêmica de Jornalismo Renata Rybarczyk
Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176
Foto: Paulo Garcia/ ALRS