03/05/2023 - Cofen e UFPB realizam aula magna de abertura do Pós-Tec Enfermagem

Alunos classificados puderam conhecer mais detalhes sobre a execução do programa. Presidente do Cofen participou da solenidade.

Para dar as boas-vindas aos alunos classificados, foi realizada na noite desta terça-feira, 02 de maio, por meio da multiplataforma CofenPlay, a aula magna de abertura oficial do Pós-Tec Enfermagem. Com condução da presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, e da diretora do Centro Profissional e Tecnológico em Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CPT-UFPB), Soraya Adriano, a aula possibilitou aos estudantes um momento para esclarecimento de dúvidas e conhecimento de mais detalhes sobre a execução do maior programa de especialização gratuita para técnicos do país.


“O Pós-Téc surgiu a partir de uma demanda dos técnicos de Enfermagem, que manifestaram interesse e anseio em participar de atividades de aprimoramento e qualificação profissional”, afirmou Betânia Santos aos 5,5 mil alunos que acompanharam a aula. Para aqueles que não conseguiram participar, a gravação continuará disponível através do 
link.

“Espero de verdade que cada um de vocês possa aproveitar todo o conhecimento, materiais e possibilidades oferecidas por este belíssimo programa, que tem como objetivo mudar a nossa realidade social, além de efetivar a Enfermagem como ciência e profissão valorizada, a partir das diversas realidades do cenário da saúde brasileira”, acrescentou a presidente do Cofen.

Para ingressar no Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA), os aprovados no primeiro edital do programa devem possuir cadastro na multiplataforma, clicar em “Meu CofenPlay” e esperar o direcionamento para acesso às aulas. As aulas tiveram início no dia 24 de abril e ocorrem de forma autoinstrucional, para que os alunos tenham flexibilização no horário de estudos, com a gravação das aulas e a disponibilização de materiais complementares.

Soraya Adriano detalhou aos alunos a estruturação do programa, apresentando outras informações como objetivos, componentes curriculares e calendário acadêmico. “Queremos qualificar o nível médio para uma prática diferenciada, contribuindo nacionalmente com a assistência de Enfermagem e de saúde em seus mais diversos cenários de atuação e prática”, destacou.

A execução do programa contará com três módulos, divididos em: Comum, Profissional Específico e Prática em Serviço, com 90h, 120h e 90h, respectivamente. Os cursos têm duração mínima de quatro meses e máxima de oito. A previsão é de que o último módulo teórico ocorra de 21 de agosto a 30 de setembro.

Os cursos vão contar, ainda, com encontros síncronos a cada segunda-feira, para uma síntese realizada pelos professores do conteúdo ministrado durante a semana. Já na quinta-feira, haverá uma reunião via Google Meet para que os alunos possam sanar eventuais questionamentos sobre os conteúdos das disciplinas.

“É muito importante que vocês conheçam o percurso desse desafio. Quantos improvisos e quantos arranjos os técnicos de Enfermagem perpassam todos os dias para trazer a assistência adequada no cuidado à saúde brasileira? Por isso, temos hoje o início desse grande sonho, que qualificará ainda mais essa profissão”, diz Soraya.

O primeiro edital do programa está ofertando as especialidades nas áreas de cuidado ao paciente crítico adulto, cuidado ao paciente crítico neonatal, Enfermagem em centro cirúrgico, Enfermagem em urgência e emergência e cuidado ao idoso na perspectiva da saúde coletiva.

Com abrangência nacional, os cursos têm carga horária de 300 horas e acontecerão em formato híbrido, com conteúdo teórico promovido em formato virtual, por meio de parceria com o CPT/UFPB. A parte prática será realizada no local de atuação do profissional.

25º CBCENF – Ao final da live de abertura do Pós-Tec Enfermagem, os participantes reforçaram que a Paraíba também receberá esse ano a 25ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Com o tema “Perspectivas da Enfermagem Contemporânea: Ciência, Política e Ética”, o maior evento de Enfermagem da América Latina acontece de 23 a 26 de outubro.

As inscrições serão abertas em maio. A expectativa é de que o evento híbrido, com transmissão pelo CofenPlay, seja sediado no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, equipado com infraestrutura adequada para comportar congressistas e toda a programação.

Fonte: Ascom - Cofen