02/06/2023 - Mês da Enfermagem: Coren-RS presente em eventos de diversas instituições de 22 a 31 de maio



Entre os dias 22 e 31 de maio, o Coren-RS participou de eventos em diversas instituições. Os assuntos abordados foram os mais variados. Confira:

A conselheira Ana Amélia Antunes Lima participou de uma aula online para estudantes do primeiro ao terceiro semestre da graduação em Enfermagem da Unisinos, no dia 22 de maio. A dirigente falou sobre a função e criação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, as competências do exercício profissional da Enfermagem, salientando a importância de conhecimento do Código de Ética dos profissionais da categoria.

O conselheiro Luiz Carlos Moraes e a conselheira Rosane Mortari Ciconet participaram da Semana de Enfermagem do SAMU de Porto Alegre, na terça-feira, 23 de maio. Conversaram com profissionais de Enfermagem que fazem seus estágios no SAMU, abordando o tema “Ética no prontuário do paciente no atendimento pré-hospitalar (APH)”. 

Anelise Hartwig Oswald, do setor de processos éticos do Coren-RS, participou da palestra online do La Salle. A representante do Conselho dissertou sobre o sobre que é processo ético, qual a finalidade e as principais alterações que vieram com o novo código, que consta na Resolução 706/2022.

O enfermeiro Valdecir Zavarese da Costa ministrou palestra na Secretaria Municipal de Saúde de São Vicente do Sul no dia 29 de maio. O foco esteve na qualificação profissional, o que permite ao município avançar na adesão aos protocolos de Enfermagem.

Já a conselheira Vera Beatriz Rodrigues Soares foi palestrante na Escola Estadual de Ensino Médio Cônego João Batista Sorg, em Carazinho. A dirigente esteve com alunos e professores do curso Técnico de Enfermagem e abordou o tema “O papel da Enfermagem na interculturalidade no cuidado”, dissertando como atender a todos com equidade em prol da igualdade e o papel tão importante que a categoria exerce no momento do atendimento e do acolhimento, respeitando o outro em suas diversidades e necessidades .

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Renata Rybarczyk
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg DRT/RS 13.181