13/06/2023 - Convênio Capes/Cofen vai formar 100 doutores e mais 400 mestres que trabalham no SUS



Em sua quarta edição, o convênio entre o Cofen e a Coordenação de Programas de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai financiar 400 vagas de mestrado profissional e 100 vagas de doutorado profissional para enfermeiros com atuação na rede pública ou instituições que prestem serviços ao SUS. A nova edição do convênio mantém a modalidade "fora de sede", que amplia o acesso nas diversas regiões do Brasil. Assim que os editais forem publicados, o Coren-RS fará a divulgação no site e nas redes sociais.

“É um orgulho formar mestres e doutores do SUS, com o foco na prática, promovendo práticas avançadas e a melhoria na assistência de Enfermagem. Com o programa, estamos reduzindo o descompasso entre a formação dos profissionais e as necessidades da Saúde Coletiva”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos. Professora da UFPB e doutora em Medicina e Saúde, Betânia destaca que a excelência acadêmica potencializa os resultados, integrando pesquisa e prática.

“É um momento histórico, uma alegria ampliar o conhecimento científico por meio do mestrado e do doutorado profissional”, comemora a coordenadora da comissão de programas pós-graduação stricto sensu do Cofen, Mirna Frota. “Vamos consolidar as práticas avançadas, fundamentais para a resolutividade da atenção primária”, complementa.

Maior programa de financiamento de mestrado profissional no Brasil, o convênio Capes/Cofen é referência. 479 enfermeiros já se graduaram mestres pela modalidade. “A previsão é que a seleção dos primeiros pesquisadores aconteça ainda neste ano”, afirma Neyson Freire, fiscal do convênio. O edital inovará ao tornar obrigatório a oferta de módulo internacional nos programas financiados. Serão ofertadas 20 vagas de mestrado para enfermeiros atuantes nos países do Mercosul.

Fonte: Ascom/Cofen