27/11/2023 - Banco de Sangue Virtual quer ampliar número de doadores no RS



O Coren-RS está apoiando o projeto Banco de Sangue Virtual. A iniciativa, do Instituto MOX, uma organização sem fins lucrativos, tem como objetivo cadastrar doadores e atender solicitações de todo o Estado. A ação começou com 62 pessoas e, atualmente, está com mais de 20 mil doadores vinculados. Todas as informações sobre o projeto pode ser obtidas no site www.bancodesanguevirtual.com.br.

Conforme o idealizador do Banco de Sangue Virtual e presidente do Instituto MOX, Ricardo Nunes,  o projeto atende as solicitações de todo o RS e, através de um filtro com um cruzamento de dados, aproxima os doadores dos pacientes necessitados por região e tipo sanguíneo. “Após a filtragem, enviamos e-mail e WhatsApp para os doadores cadastrados em nossa plataforma”, explica. Pelo canal de WhatsApp, o doador cadastrado poderá obter respostas de suas dúvidas sobre doação de sangue. “Acreditamos que, através dessa iniciativa, a prática da doação de sangue será estimulada e o processo para encontrar doadores será facilitado”, comenta Ricardo.

O dirigente destaca que o trabalho consiste em efetivar uma parceria entre instituições e doadores, com a finalidade de ajudar pacientes e familiares que sofrem com a espera. “Ficamos muito felizes com a parceria do Coren-RS nesta iniciativa, já que a Enfermagem representa uma grande força dentro da Saúde e pode colaborar bastante para nosso número de cadastrados aumentar significativamente”, reforça o dirigente.

O presidente do Coren-RS, o enfermeiro Antônio Tolla, enfatiza que a Enfermagem é fundamental na disseminação de informações corretas sobre doação de sangue. “Estarmos alinhados com esse projeto significa fazer da nossa categoria, a principal força da Saúde, reforçar ainda mais este tema importantíssimo, reduzindo o tempo de espera e o sofrimento das pessoas, além de levar o assunto para mais e mais famílias”, afirma.

Como funciona?

- Por meio do site www.bancodesanguevirtual.com.br você pode tanto se cadastrar como um doador como para receber a doação (neste caso, clicando no botão “preciso de sangue!”).

- O cadastro é gratuito.

- Ao se cadastrar, o doador será avisado quando alguém na sua cidade precisar de sangue, via e-mail e WhatsApp.

- Segundo o Instituto MOX, os dados dos doadores são protegidos conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181