05/12/2023 - Coren-RS participa do Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (Cobeon), em Brasília



O Coren-RS, representado pela enfermeira Kelen da Costa Pompeu, que faz parte do Grupo Técnico (GT) do Parto Domiciliar Planejado da Autarquia, participou, de 28 de novembro a 1º de dezembro, do XII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (Cobeon) e do VI Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, em Brasília (DF). Os eventos foram promovidos pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) Nacional e do DF e tiveram patrocínio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e do Coren-DF.

“Foram dias intensos, regados de muita discussão sobre cenários da obstetrícia e neonatologia brasileira. A inserção da enfermeira obstetra no contexto do nascimento foi destacada, em especial no Parto Domiciliar Planejado”, conta Kelen.

Ela assistiu a diversas mesas redondas, com temas como: a contribuição da Enfermagem para o fortalecimento do sistema de saúde; a Enfermagem Obstétrica na promoção do protagonismo das mulheres em suas diversidades; autonomia profissional e responsabilidade jurídica na assistência multidisciplinar; as faces da violação dos direitos das mulheres; violência obstétrica: não mudar o nome para mudar a situação; entre outras.

Kelen participou do I Encontro de Parto Domiciliar Planejado (PDP), que aconteceu pela necessidade advinda de enfermeiras obstetras e obstetrizes de todo o país e que foi organizado por meio de um grupo de WhatsApp ativo com esses profissionais. Participaram mais de 60 pessoas. Das discussões, se originou uma carta destinada à Abenfo e ao Cofen com reivindicações e informações de algumas iniciativas do grupo, como a organização e confecção de documentos que organizam e homogenizam o trabalho do PDP.

A enfermeira ainda apresentou dois trabalhos referentes a sua dissertação de mestrado (sobre equipes de PDP no Brasil, linha que segue estudando no doutorado). Além disso, realizou visita técnica ao Centro de Parto Normal Luz de Candeeiro, em Brasília, que tem entre as fundadoras a enfermeira obstetra Iara Silveira e que é referência de empreendimento e assistência na área.

“O Cobeon, além de atualizar os conhecimentos, traz à luz as evidências científicas atuais e, com a presença de representantes do governo federal e do Ministério da Saúde, mostrou os investimentos na Saúde da Mulher e na retomada de importantes políticas públicas. Para além disso, os encontros com pares, a troca de experiências exitosas e contatos para expandir a melhoria nos atendimentos de Enfermagem Obstétrica foram marcantes nesses três dias”, sentencia Kelen.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176