07/12/2023 - Coren-RS se manifesta em defesa de profissional vítima de racismo no HCPA



O Coren-RS considera inadmissível e repudia o ato de racismo ocorrido no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) ocorrido no sábado, dia 02 de dezembro. Um funcionário do serviço de Saúde encontrou uma banana nos sapatos que usa para trabalhar no vestiário do Centro Cirúrgico Ambulatorial (CCA). Segundo relatos, não se trata do primeiro episódio sofrido pelo servidor. O HCPA está com sindicância interna investigativa para apurar o caso.

Um ato de combate ao racismo, organizado pelo Programa de Ações Antirracistas, foi realizado no saguão da casa de Saúde nesta terça-feira, dia 05 de dezembro. Em solidariedade, colegas da vítima levaram sapatos para colocar no local. Com manifestações como “racistas não passarão”, servidores e demais colegas se pronunciaram em repúdio ao episódio. 

O Conselho reforça sua luta antirracista na Enfermagem, mas estende esta campanha para todas as esferas, no objetivo de erradicar o racismo nos serviços de Saúde. A categoria e suas lideranças têm o dever de servirem como exemplo nesta luta e no combate a todas as formas de preconceito. Não se pode admitir episódios como o registrado no HCPA sem que os autores passem impunes. O Coren-RS está atento ao caso.

Coren-RS – Reconhce, Atua e Valoriza