22/05/2024 - SOS Chuvas: com quase 3 mil profissionais atingidos, entrega de doações terá reforço de seis picapes



Já chegou a 2.962 o número de profissionais de Enfermagem que preencheram o formulário SOS Chuvas. Deste total, são 1.664 desalojados e 202 desabrigados. Diante deste cenário, a entrega das doações aos profissionais de Enfermagem ganhará um importante reforço. Os conselhos regionais de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro vão ajudar o Gabinete de Crise do Coren-RS e a Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen com quatro caminhonetes e voluntários para que os insumos cheguem mais rapidamente aos afetados. Já a Cruz Vermelha RS, que já colabora com donativos, vai auxiliar com, pelo menos, mais duas picapes e colaboradores.

Garrafas e galões de água, cestas básicas, materiais de higiene e limpeza, roupas, entre outros produtos, já são distribuídos aos trabalhadores da categoria que foram acometidos e que preencheram o formulário. “O Sistema Cofen/Conselhos Regionais e a Cruz Vermelha RS têm sido fundamentais para que a Enfermagem seja acolhida neste momento difícil. Este reforço será muito importante, visto que estamos com uma alta demanda de solicitações de apoio, dada a gravidade da tragédia no estado”, salienta a coordenadora do Gabinete de Crise do Coren-RS, a enfermeira e conselheira Rosane Mortari Ciconet. 

Para o presidente da Cruz Vermelha RS, Ismael Pereira, a estimativa é de que só em um final de semana seja possível contemplar cerca de centenas de enfermeiros, técnicos ou auxiliares. “Trata-se de um número expressivo, pois não podemos contabilizar somente o profissional que está em sofrimento, mas também toda a família dele”, explica.

Os veículos se somarão à estrutura do Coren-RS, que dispõe de cinco carros na distribuição de doações. “A Enfermagem gaúcha merece toda a atenção e agilidade de nossas equipes, estamos fazendo de tudo para que os donativos cheguem o mais breve possível aos nossos colegas, enfrentando todos os obstáculos que temos com deslocamentos em função de estradas bloqueadas”, ressalta o coordenador da ERR, enfermeiro Eduardo Fernando de Souza.

Doações – Pelo menos dez toneladas de doações já chegaram ao Centro de Distribuição de Donativos em Gravataí, numa parceria do Coren-RS e do Cofen com a Cruz Vermelha RS, o Rotary Internacional e a prefeitura local. Este espaço atende, preferencialmente, a Região Metropolitana. Para contribuir na logística e na agilidade das entregas dos insumos aos atingidos, a Cruz Vermelha RS ainda tem outros centros em Ivoti (para Serra Gaúcha, Vale do Sinos e Vale do Caí) e em Santa Maria (para a Região Central). 

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181