Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

19/05/2025
Governo do RS decreta situação de emergência na saúde devido ao aumento de casos respiratórios



O Governo do Estado decretou situação de emergência em saúde pública em razão do aumento expressivo de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), especialmente entre crianças de até cinco anos. O decreto foi assinado nesta segunda-feira, 19 de maio, e será publicado no Diário Oficial do Estado de terça-feira, 20, com validade de 120 dias.

A medida busca enfrentar o crescimento nas hospitalizações e a superlotação dos serviços de emergência em diversos municípios, permitindo ações emergenciais, como a contratação temporária de profissionais da saúde, aquisição de insumos e abertura de leitos para atendimento de pacientes com doenças respiratórias. O decreto também viabiliza que o Estado e os municípios acessem financiamento do Ministério da Saúde, especialmente para leitos voltados ao tratamento de SRAG.

A situação é considerada crítica principalmente em Porto Alegre e na Região Metropolitana, onde a Capital já havia decretado, na última sexta-feira, 16 de maio, estado de emergência com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o aumento das internações teve início em abril e já pressiona fortemente a rede pública. O Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta a cidade em nível de alerta para crescimento de longo prazo das doenças respiratórias.

São considerados sintomas de SRAG febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, alterações no olfato ou paladar, desconforto respiratório, dor ou pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio igual ou inferior a 94% e coloração azulada dos lábios ou rosto (cianose).

O Coren-RS reforça a importância da atuação da Enfermagem neste cenário emergencial. Enfermeiras, técnicos e auxiliares de Enfermagem estão na linha de frente da triagem, acolhimento, monitoramento e assistência direta aos pacientes com sintomas respiratórios, desempenhando papel essencial na resposta ao agravamento das condições epidemiológicas.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

20/06/2025
Profissionais de Enfermagem enfrentam obstáculos extremos para manter atendimento em hospital ilhado em Paraíso do Sul


20/06/2025
Fiscalização atuante: mais 13 serviços de saúde promovem adequações após serem notificados pelo Coren-RS


18/06/2025
Curso de Aperfeiçoamento em Atributos da APS, oferecido gratuitamente pela UNA-SUS, está com inscrições abertas: saiba mais!


17/06/2025
Coren-RS promove oficina de qualificação na elaboração de pareceres técnicos das Câmaras Técnicas


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90480-165 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS