Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

20/11/2009
COREN-RS inaugura Horto Medicinal no Centro de Atendimento Sócio-Educativo POA I


Enquanto a chuva caía torrencialmente no início da tarde de ontem e o vento derrubava árvores imobilizando o trânsito da cidade, no Centro de Atendimento Sócio-Educativo POA I (CASE I), na Vila Cruzeiro, jovens  residentes, monitores, funcionários, convidados e direção da FASE e do COREN-RS comemoravam a inauguração do Horto Medicinal Plantando e Colhendo Vida, ao som do Coral do Conselho.

O horto, localizado em terreno da FASE, é resultado da mobilização proposta pelo COREN-RS, em novembro de 2008. Embora jovem, o projeto demonstra que já influenciou muito na rotina do dia-a-dia e nas perspectivas de vida dos adolescentes internos.

Na abertura, a presidente do Conselho, Dra. Maria da Graça Piva, lembrou que o propósito nasceu de uma solicitação do Deputado Carlos Gomes (PPS) para que o COREN-RS incluísse em seus projetos assistenciais asilares os jovens da FASE. O Plenário aceitou mais este desafio e ainda em novembro de 2008 iniciaram-se as primeiras tratativas para o desenvolvimento do projeto de criação de um horto medicinal na Fase. A opção pelo horto foi movida pela relação com a vida: o preparo da terra, o cuidado com a semente, a organização, a união, a ajuda mútua, a solidariedade com quem planta ao lado e com a pequena muda que transplantamos. A recuperação da terra e da planta e a dos jovens para uma nova perspectiva de vida, disse a presidente.  Reforçou ainda que as atividades que envolvem a produção de plantas medicinais têm grande futuro no país, desde que foi aprovada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS), pelo Conselho Nacional de Saúde, em 2005. A presidente ressaltou também a satisfação e o entusiasmo percebidos nos jovens já nos primeiros contatos com o preparo da terra e nos cursos de capacitação. “Nem mesmo quando um prédio foi ‘plantado’ em cima dos nossos primeiros canteiros vocês desanimaram. Foi um começar de novo. Preparo de um novo terreno, transplantes de mudas e de plantas já crescidas. E vocês viram que é possível recomeçar. Estamos aqui hoje inaugurando o horto de vocês. Que vocês fizeram.”  Como projeto futuro, a presidente anunciou a construção de uma estufa na unidade.

Os jovens da FASE que integram a equipe do Horto Medicinal Plantando e Colhendo Vida aprenderam a preparar a terra e tiveram os primeiros contatos com as plantas em janeiro de 2009, no Horto Medicinal do COREN-RS, sob a orientação do técnico agrícola Luiz Antonio Alves da Silva, auxiliado  por Gustavo Soares, funcionários do Centro Histórico e Cultural. Já a identificação, as propriedades terapêuticas e o preparo de  tinturas, chás, xampus e sabonetes feitos com ervas, ficou por conta da Enfermeira Helena Trindade.

O presidente da FASE, Sr. Irany Bernardes de Souza, lembrou que antes da parceria com o COREN-RS, onde agora são canteiros, só havia brita e lixo. Estávamos na contramão do que se apregoa de benefício à saúde e ao meio ambiente, disse. E, dirigindo-se diretamente aos jovens: hoje, apesar de todas as dificuldades, vocês têm chance de reescrever suas histórias. Vocês precisam ter o alcance do que essa mudança pode fazer para suas vidas, o benefício à saúde, ao futuro, à família que vocês têm e à que vão construir. Souza ressaltou também a oportunidade de colher o que se planta e o seu empenho em ajudar os jovens a estabelecer um projeto de vida para que lembrem no futuro da força que tiveram para vencer dificuldades.

Na oportunidade os senhores Jacob Leonardo Lunardi Baumgartner; Luiz Alberto Figueiró Scott; Mario Cesar Costa Silveira; e Máximo Ledir Carvalho Costa receberam da presidente do COREN-RS certificados de mérito pelos relevantes serviços e apoio na execução do projeto. Dra. Piva destacou também a atuação dos profissionais do Conselho, Enfermeiras Helena Trindade e Dianne Vittorasse e dos funcionários Maria Cristina Fagundes Nery, Luiz Antonio Alves da Silva e Gustavo Soares.

Nos 270m² do Horto Medicinal Plantando e Colhendo Vida, canteiros com exuberantes alcachofras, pulmonárias, losnas, manjeronas e tantas outras plantas, recebiam a forte chuva sem pender os ramos, demonstrando que o empenho diário e a nova percepção dos jovens sobre suas capacidades e mudança nas perspectivas de vida, vale a pena. Sempre.


Fotos: Marcio Teixeira

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS