Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

20/11/2009
1º enfermeiro guarani do RS inicia trabalho


O primeiro enfermeiro da etnia guarani do Rio Grande do Sul, Zico da Silva, 27 anos, começou a trabalhar segunda-feira na Assessoria de Saúde Indígena (Assai) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O rapaz que saiu da aldeia da Estiva, em Viamão, para os bancos da faculdade do Centro Universitário Metodista Sul (IPA), onde se formou neste ano, agora integra a equipe de profissionais de Porto Alegre responsáveis pela supervisão das equipes de saúde nas aldeias e acampamentos de todo o Estado. O guarani atuará com a enfermeira Rosângela da Silva e o terapeuta ocupacional Claudemir Vaz, da etnia caingangue.

"Estamos consolidando política de introduzir profissionais indígenas das etnias caingangue e guarani dentro da Assai, atendendo ao que foi indicado na 4ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, em 2006", explica o chefe da Assai, Jair Pereira Martins. Com isto, diz, os índios começam a exercitar o controle social e a participar de todo o planejamento e desenvolvimento das ações de saúde nas aldeias e acampamentos.

O novo membro teve acolhida calorosa na Assai. Foi recepcionado pelo coordenador regional, Gustavo de Mello, e pelo representante do Conselho Distrital Indígena – Litoral Sul, Mário Karaí. "Desde a criação da Funasa para atender à saúde indígena no país, em 1999, o objetivo foi estimular a parceria de índios e brancos, entre os funcionários e técnicos, visando a uma melhor compreensão das peculiaridades da saúde indígena", diz Karaí.

Zico da Silva conta que fez a faculdade de Enfermagem já pensando em trabalhar com a sua comunidade de origem: "Nas aldeias há possibilidades muito amplas de realização do nosso trabalho e espero, aos poucos, contribuir para que a saúde do indígena seja melhor compreendida, pois o modo de o índio ver a saúde e a doença é diferente." Ele foi influenciado pelo pai, o ex-cacique Juarez da Silva, já falecido, que ajudou na estruturação do subsistema de saúde indígena do SUS, quando a Funasa assumiu esse serviço. Hoje, atuam nas 106 aldeias e nos 23 acampamentos do Estado 111 agentes indígenas de saúde e 45 agentes indígenas de saneamento, sem formação superior, dois enfermeiros e 16 técnicos de enfermagem. Na Funasa, na aldeia de Muliterno, também trabalha o primeiro enfermeiro caingangue do país, Pedro Salles.

Fonte: Correio do Povo - 20/11/2009 - Cidades p.3

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS