Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

24/09/2010
Controle da dengue trouxe agentes federais à Capital


Para evitar um surto de dengue em Porto Alegre, consultores do Ministério da Saúde (MS) apresentaram ontem as novas técnicas de avaliação e de controle da doença. O encontro, que prossegue hoje, tem como objetivo ampliar as informações sobre o monitoramento da dengue nos meses de temperaturas altas, que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti na Capital e na região Metropolitana.

A apresentação foi feita aos técnicos do Programa Municipal de Prevenção à Dengue, na Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde. Os métodos de avaliação, dentro do programa "Risco Dengue", têm como base cinco critérios. Na área da saúde, são três iniciativas: incidência de casos nos anos anteriores, índice de infestação predial do mosquito Aedes aegypti e tipos de vírus da dengue circulando em cada cidade.

Em relação a Porto Alegre, o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) mostrou que a infestação média das larvas é de 0,1%, considerada de baixo risco pelo MS. O resultado também está relacionado ao período do inverno, quando o desenvolvimento das larvas do mosquito é bem mais lento.

Outro critério avaliado pelos técnicos do ministério é a cobertura de abastecimento de água e a coleta de lixo dentro das áreas de saneamento. Por fim, há o fator densidade populacional. Esses indicativos servem para mapear as áreas onde há risco maior da presença da doença.

Com os cinco critérios, a expectativa é de que o monitoramento da doença seja mais amplo. Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Anderson Lima, o controle é indispensável para evitar uma epidemia. "Estamos aproveitando a experiência que o MS acumulou em relação às cidades que têm a doença para adaptá-la a Porto Alegre", afirmou ele.

Os dados permitirão a identificação das áreas de maior risco de transmissão, onde serão reforçadas as ações de prevenção. Lima apontou que o indicativo vai direcionar as ações desenvolvidas na Capital.

Fonte: Correio do Povo - 24/09/2010

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS