Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

18/10/2010
Instituição de longa permanência para idosos é fechada


A falta de estrutura adequada para cuidar dos idosos fez com que, esta semana, um asilo de Canoas fosse interditado pela Vigilância Sanitária, Ministério Público e Polícia Civil. A denúncia, feita por funcionários do estabelecimento, engloba maus-tratos e negligência no atendimento prestado aos residentes da casa.

Diante da atual conjuntura, o COREN-RS vem informar que acompanha a instituição desde 2008, quando identificou uma série de irregularidades no serviço de enfermagem. Naquela época, o atendimento era prestado por leigos, não havia Enfermeira Responsável Técnica (RT), tampouco regimento, manual de normas e rotinas, escala de folgas/férias e ata das reuniões.

Inconformidades estas que foram sendo regularizadas com o passar do tempo. Desde o início deste ano, por orientação do Conselho, a instituição contratou enfermeira e encaminhou a anotação de Responsabilidade Técnica. Também passou a contar com um profissional de enfermagem de nível médio e estava com todas as documentações em dia, inclusive com os prontuários organizados corretamente, de forma individual.

Segundo a Enfermeira RT da instituição, que preferiu não ter o seu nome revelado, os problemas identificados estavam mais relacionados à falta de estrutura. “Nos casos em que os idosos eram muito dependentes, não tínhamos o material adequado para prestar o atendimento”, revela.

Com o fechamento da casa, os 17 idosos que viviam no imóvel deverão ser transferidos para outra instituição. Até lá, a RT garante que continuará prestando assistência. “Vou colaborar até quando eles precisarem. Não vou negar atendimento”, disse.

Saiba mais:
- O Departamento de Fiscalização do COREN-RS não tem caráter punitivo, mas orientativo.
- O auto de infração é lavrado apenas em último caso, quando a instituição não demonstra interesse em regularizar as inconformidades identificadas.
- Dúvidas e orientações podem ser solucionadas através do e-mail sac@portalcoren-rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3378-5568
- Denúncias: sepad@portalcoren-rs.gov.br

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/01/2022
Banco de Leite do Hospital Presidente Vargas necessita de doação de leite humano com urgência


18/01/2022
ATENÇÃO: QUEM EMITIU O BOLETO DA ANUIDADE 2022 ATÉ 10/12 TEM ATÉ 31/01 PRA PAGAR COM 24% DE DESCONTO


18/01/2022
Vitória da enfermagem: 15 serviços de saúde realizam adequações após notificações do Coren-RS


18/01/2022
Coren-RS acolhedor 2022: conselheiras(os) recebem profissionais e futuras(os) colegas da Enfermagem


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS