Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

14/04/2011
Aviso à População de Caxias do Sul: a greve não é da Enfermagem


Em razão da situação de greve dos médicos da cidade de Caxias do Sul, desde às 8 horas da última segunda-feira, dia 11, os Profissionais de Enfermagem vêm sofrendo ameaças de pacientes que procuram atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

O livro de registros do POSTÃO tinha anotações, até o início da manhã desta quarta-feira, de 15 agressões verbais e ameaças. Uma agressão física contra profissional de Enfermagem foi lavrada em  Boletim de Ocorrências (BO) em Delegacia de Polícia do município.

Diante desta situação de risco, o COREN-RS vem esclarecer à população de Caxias do Sul de que os Profissionais de Enfermagem das Unidades Básicas de Saúde, em especial do Complexo Centro à Vida – Pronto Atendimento 24 Horas, também conhecido como Postão, estão se desdobrando no atendimento de todas as pessoas que procuram as unidades.

Os pacientes passam pelo acolhimento, feito pela Enfermeira e por Técnicos de Enfermagem, onde são classificados segundo o quadro de saúde que apresentam.

Os profissionais de Enfermagem seguem o protocolo do Ministério da Saúde que estabelece prioridades de atendimento de urgência e emergência de acordo com o preconizado pelo Manual  de Acolhimento e Classificação de Risco. A classificação é feita através das cores das fichas. Recebem ficha amarela os pacientes que têm urgência de atendimento e os casos de emergência recebem ficha vermelha. Somente estas estão sendo atendidas pelos médicos. Os pacientes de consultas eletivas, que não apresentam urgência ou emergência no atendimento, recebem ficha azul e, em razão da greve, não estão sendo atendidos ou têm atendimento retardado.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul pede a colaboração da Comunidade Caxiense para que os serviços de cuidado e atenção à saúde possam ser mantidos com a melhor qualidade possível dentro deste cenário momentâneo. 

Solicitamos também aos Profissionais de Enfermagem para que se mantenham em contato com o COREN-RS através da Subseção Caxias do Sul ou envie email para sepad@portalcoren-rs.gov.br 

Porto Alegre, 13 abril de 2011.
Maria da Graça Piva
COREN-RS 9.499
Presidente

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


22/04/2024
Coren-RS presente na abertura do 26º Congresso Brasileiro de Mastologia


22/04/2024
Conselheira do Coren-RS apresenta trabalho no Congresso Mundial de Nefrologia, em Buenos Aires


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS