Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

17/06/2011
Começa amanhã a vacinação contra a pólio e o sarampo


Duas importantes campanhas de vacinação das crianças começam neste sábado (18 de junho): conta a pólio e contra o sarampo. Todas as crianças menores de 5 anos devem receber as duas gotinhas para prevenir a poliomielite, também conhecida por paralisia infantil. No RS, são mais de 656 mil crianças nessa faixa etária. Além disso, todas as crianças de 1 ano a menores de 7 anos devem ser vacinadas contra o sarampo, mesmo que já tenham recebido a dose anteriormente. A dose tríplice viral também protege da rubéola e caxumba. Nessa idade, são 805 mil crianças no Estado. A meta é vacinar ao menos 95% de cada grupo. As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

A vacinação contra a pólio é importante para manter o Brasil livre da circulação do vírus, que foi registrado pela última vez no país em 1989. Contudo, 26 países ainda registram casos, sendo quatro deles endêmicos (Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão).

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

SARAMPO

Uma novidade na campanha de vacinação deste ano é a imunização conjunta contra o sarampo. No início da primeira etapa, 18 de junho, além das gotinhas contra a paralisia infantil, todas as crianças entre um ano e menores sete anos devem se vacinar contra o sarampo, mesmo que já tenham sido vacinas anteriormente. Não há risco da criança receber as doses ao mesmo tempo, que podem ser dadas às crianças no mesmo dia, sem prejudicar a saúde delas. A campanha vai até o dia 22 de julho.

Esta vacinação é chamada de campanha de seguimento, que ocorre no intervalo de três a cinco anos. A última foi realizada em 2004, outra estava prevista para 2009, mas não aconteceu por conta da pandemia da H1N1, nem ocorreu em 2010 por conta da vacinação contra a Gripe A. 

O Rio Grande do Sul e outros sete estados (SP, MG, RJ, PE, BA, CE e AL) foram identificados pelo Ministério da Saúde para terem a campanha antecipada, levando em conta critérios de fluxo turístico, densidade populacional e localidades com menores coberturas da vacina nos últimos anos.

Neste ano, o Estado já tem três casos confirmados de sarampo, no município de Viamão. Todos são de pessoas não vacinadas e que tiveram contato com viajantes portadores da doença. Em 2010 foram oito casos confirmados no RS - todos importados ou associados a esses casos vindos do Exterior.

Fonte: Secretaria da Saúde - RS

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS