Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

04/07/2012
COREN-RS e IMAMA juntos na Assembléia Legislativa
Comissão de Saúde e Meio Ambiente debate as políticas de combate ao câncer de Mama

Nesta terça-feira, dia 3 de julho, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente realizou na Assembléia Legislativa, em parceria com o IMAMA, uma Audiência Pública para debater as políticas de saúde para o combate do câncer de mama. Na ocasião a Dra. Maira Caleffi, Presidente do Imama fez tocante apresentação mostrando que o maior problema no Estado é a falta do diagnóstico precoce do câncer de mama o que dificulta o tratamento e a cura. Colocou também que as políticas de saúde pública, relativas ao câncer de mama não possuem capilaridade suficiente, o diagnóstico precoce é dificultado pela falte de equipamento de radiologia e mamografia, e os repasses feitos pelo SUS precisam ser reajustados. A Gestora do IMAMA colocou que os governos dizem que a saúde é uma prioridade mas não tem investido como prioridade.
O Enfermeiro Ricardo Rivero, Presidente do COREN-RS, foi convidado a compor a mesa e manifestou sua opinião sobre a falta de investimentos públicos em saúde e também a fragilidade das estratégias dos programas de Saúde da Família em vários municípios para enfrentar a questão, tentando trabalhar por um diagnóstico precoce do Câncer. O Enfermeiro Ricardo colocou: "o combate ao câncer de mama é prioritário para a enfermagem e o COREN-RS é parceiro do Imama e da Dra. Maira Caleffi nesta cruzada. Nossa categoria já é mobilizada neste sentido mas vamos investir na capacitação de Enferemeiros na área de Oncologia para fortalecer as PSF´s. Seremos parceiros também nas ações propostas por esta comissão e pelo Instituto da Mama.
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente é presidida pela Deputada Estadual Marisa Formolo e o tema da Audiência Pública foi proposto pela Deputada Estadual Zilá Breitenbach. Estiveram presentes também os Deputados Frederico Antunes, Jurandir Maciel, Silvana Covatti e Valdeci de Oliveira.
 
Texto: Fernanda Barth
Fotos: Daniel Boucinha

 

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS