Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

03/10/2012
Capão da Canoa recebe a quarta edição do Fórum de Interiorização
Evento foi realizado nesta quarta-feira, na Casa de Cultura do município

A quarta edição do Fórum de Interiorização do Coren-RS teve início na manhã desta quarta-feira, dia 3 de outubro, na Casa de Cultura de Capão da Canoa. O público, formado por mais de 250 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, praticamente lotou o auditório do local durante todo o dia. Participaram da mesa de abertura do evento o enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Coren-RS, o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, o secretário municipal de Saúde, enfermeiro Carlos Eduardo Silva, o RT de Enfermagem da Secretaria de Saúde de Capão da Canoa, enfermeiro Leandro Freitas da Rosa e a enfermeira fiscal da Subseção Capão da Canoa, Betânia Melo. O evento contou ainda com a participação dos conselheiros do Coren-RS, Carmem Savaris, Luci Malickovski e Abelardo Gomes, da representante regional do litoral, Juliana Torcato e da coordenadora de articulação institucional do litoral, Silze Ribeiro.

O enfermeiro Ricardo Rivero destacou em seu pronunciamento a importância dos fóruns de interiorização para que a gestão possa conhecer a realidade de cada região do Estado e fomentar a união da categoria. “É preciso que estejamos unidos para atingirmos objetivos históricos como a implantação das 30 horas e do dimensionamento adequado de pessoal nas instituições de saúde. Conhecendo nossa realidade e trocando conhecimentos nos fortalecemos! Respeito é conquistado com conhecimento”. Ele destacou ainda a importância da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, que pretende traçar um perfil completo dos profissionais da área para que sejam traçadas novas diretrizes de atuação para fortalecimento da categoria. Cerca de 200 questionários foram distribuídos e mais de cem foram respondidos até o final do dia.

A primeira palestra do evento foi ministrada pelo enfermeiro Fernando Fredo Naciuk, que falou sobre o as Engrenagens da Classificação de Risco e sua importância para organização dos processos de atendimento, distribuindo responsabilidades de todos os níveis de atenção ao paciente. Na sequência, o conselheiro Abelardo Gomes palestrou sobre o Atendimento Pré-Hospitalar. A atividade abordou as técnicas de segurança da equipe de socorristas durante o atendimento de ocorrências de várias naturezas.

Após a pausa do almoço o enfermeiro Gustavo Correa, coordenador da Samu de Canoas, palestrou sobre o ABC da Saúde, abordando técnicas de atendimento na cena de acidentes e aspectos de avaliações primárias. Após, o público foi dividido em quatro grupos para que participassem das oficinas do evento: Retirada de Capacete; Reanimação Cardiopulmonar com Liberação de Vias Aéreas através de Máscara Laríngea e Utilização do DEA (Desfibrilador Externo Automático); Imobilização com Vítima Deambulando em Cena de Acidente e Utilização do Colete de Imobilização Dorsal (KED). Em esquema de revezamento, assistiram às quatro demonstrações de ocorrências, orientadas por profissionais do Samu de Capão da Canoa.

Ao fim das oficinas, foi realizada uma caminhada de mobilização pelas 30 horas. O trajeto, da Casa de Cultura até a prefeitura da cidade, terminou em frente à cena de simulação de um acidente de trânsito com duas vítimas, uma delas fatal. O treinamento contou com o apoio da Samu, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros locais. Os processos de atendimento da ocorrência foram narrados ao público, que acompanhou a retirada das vítimas e a simulação de um incêndio, com atuação dos bombeiros. 

Texto e fotos: Luísa Souza

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


22/04/2024
Coren-RS presente na abertura do 26º Congresso Brasileiro de Mastologia


22/04/2024
Conselheira do Coren-RS apresenta trabalho no Congresso Mundial de Nefrologia, em Buenos Aires


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS