Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

07/02/2013
Coren-RS realiza visitas institucionais a hospitais em Cruz Alta
Reuniões foram com as equipes do Hospital Santa Lúcia e do Hospital São Vicente de Paulo

O Coren-RS está no município de Cruz Alta, nesta quinta-feira (7), para realizar visitas institucionais aos maiores hospitais do município, localizado na região noroeste do estado. Representantes do Conselho se reuniram com as Responsáveis Técnicas e com as equipes de enfermagem das instituições.

A Conselheira do Coren-RS, enfermeira Aline Veleda, está realizando a agenda acompanhada pela Presidente da ABEn-RS, enfermeira Teresinha Valduga, e pela representante regional, enfermeira Tatiane Bernardes.
No Hospital Santa Lúcia, a conselheira Aline foi recebida por um grupo de 15 enfermeiros acompanhados da enfermeira Larissa, responsável pelo Departamento de Desenvolvimento Humano. Na ocasião, a conselheira teve a oportunidade de promover a aproximação com os inscritos, divulgar as novas ações e projetos institucionais do Coren-RS e ouvir as demandas da categoria na região.

Aline Veleda destacou que o Conselho tem estado presente em todas as regiões do Estado, mostrando que seu papel não é apenas o de fiscalizar o exercício profissional, mas também defender os direitos da categoria, baseado no Código de Ética da Enfermagem e na legislação. Ela reiterou também que o Coren-RS está promovendo diversos cursos de qualificação no interior, como o Projeto Multiplica Coren e o Projeto Qualifica Coren, e que aguarda que a região de Cruz Alta exponha ao Conselho qual é a sua demanda prioritária de qualificação, para que o disposto seja atendido. "É muito imporante estar aqui e observar de perto a realidade do atendimento da Enfermagem nessa região. O objetivo é listar o que deve ser melhorado e debater de que maneira o Conselho pode atuar frente a isso", concluiu a conselheira.

A representante regional do Coren-RS, enfermeira Tatiane, aproveitou a ocasião para destacar que a enfermagem vive um momento único no Estado, umas vez que as entidades começam a se unir e ponderar a respeito de ações coletivas para promover a categoria, pois é dessa maneira que a Enfermagem vai finalmente conquistar o que é de seu direito. Tatiane reavivou ainda a importância de os profissionais conhecerem a fundo seus protocolos e se apoderar sobre competências, assumindo somente aquilo que é da prática da Enfermagem e recusando o que não é.

A presidente da regional da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS), Teresinha Valduga, falou da importância de "saber vender a sua profissão", fazendo o marketing pessoal como profissional. Para ela, é desta forma que a categoria será valorizada pela sociedade.

A equipe do Hospital Santa Lúcia afirmou que é essencial que o Coren-RS esteja promovendo cursos de qualificação pelo interior do estado gaúcho e que sua coordenação irá se reunir para determinar qual a maior demanda que o hospital tem a ser atendida.

No Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, o Coren-RS foi recebido por 15 membros da equipe de enfermagem e pela enfermeira Responsável Técnica, Jussara Gutierres. A RT destacou que a região de Cruz Alta necessita de uma subseção própria, pois possui número de profissionais considerável e que a sub mais próxima, Santa Maria, ainda, sim, é muito distante. Jussa afirmou também que a equipe de enfermagem do São Vicente está bastante atualizada e empoderada. "É a prórpia equipe quem contrata e demite, aqui no hospital quem decide é a categoria. Estamos unidos e atuantes, conseguimos trabalhar diretamente com a gestão do hospital e temos liberdade para nos posicionar. Acredito que, a partir dessa mesma persistência e união, a Enfermagem deveria estar brigando pelo Piso Salarial e pela implementação das 30h", afirmou.

Ao fim da manhã, o Conselho concluiu as visitas convidando oficialmente todos os profissionais de Enfermagem com quem se reuniu para participarem da Audiência Pública na Câmara de Vereadores. A plenária acontece hoje, a partir das 15h, e irá tratar da sobrecarga de trabalho e da baixa remuneração profissional na região. A audiência terá a participação da Feessers, do SindiSaúde-RS, do Coren-RS, da ABEn-RS e do SERGS.

Texto e fotos: Fernanda Barth

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS