Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

16/05/2013
Assembléia Legislativa realiza Grande Expediente em homenagem a Semana da Enfermagem
Deputado Catarina Paladini homenageou enfermagem em discurso

O Secretário Conselheiro do Coren-RS, Claudir Lopes da Silva representou hoje o Conselho e o presidente enferemeiro Ricardo Rivero em Grande Expediente na Assembléia Legislativa em homenagem a Semana da Enfermagem, proposta pelo deputado Catarina Paladini (PSB). O parlamentar lembrou ainda o Dia Mundial do Enfemeiro, comemorado em 12 de maio, e o dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem, comemorado dia 20 de maio e a luta pela implantação de um salário mínimo regional e a jornada de 30 horas semanais para a categoria. Antes do Grande expediente, em ato oficial realizado no Gabinete da Presidência da Assembléia Legislativa, o Deputado Catarina outorgou medalhas de homenagem as instituições representantes da enfermagem e as instituições de ensino na figura de seus representantes Secretário Claudir Lopes da Silva (Coren-RS); a diretora Faculdade de Enfermagem da UFRGS, Eva Pedro; a diretora da Faculdade de Enfermagem da UFPel, Luciana Kantorski; ao presidente do Sindisaúde, Gilmar França e o representante da Feessers, Carlos Weber dos Santos;
 
Jornada de 30 horas e mínimo regional
O parlamentar destacou a importância do Projeto de Lei do Senado 2295/2000, que dispõe sobre a regulamentação da jornada de 30 horas semanais para os trabalhadores da Enfermagem brasileira e que aguarda deliberação do plenário, após já ter sido aprovado em todas as comissões permanentes. “Não estamos falando de um privilégio, mas de uma necessidade concreta dos trabalhadores. A enfermagem, embora apaixonante, é também uma profissão envolta de muita responsabilidade e pouca valorização, o que acarreta insatisfação, adoecimento e aumento da evasão profissional”, explicou, ressaltando que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) da Organização das Nações Unidas (ONU) defende que esta jornada é  melhor tanto para os pacientes quanto para os trabalhadores da saúde.
 
A falta de um salário mínimo para a categoria e as longas jornadas de trabalho, com plantões de 12 horas seguidas por 36 ou 60 de descanso, fazem com que os profissionais trabalhem em mais de um estabelecimento. “Por isso a importância de discutir um salário mínimo regional e melhores condições de trabalho para os profissionais da área para que os mesmos não precisem trabalhar em mais de um emprego, com cargas de expediente sobre-humanas, com grandes responsabilidades e alto nível de estresse”, enfatizou.
 
Catarina ainda defendeu o investimento na educação permanente, com foco na assistência qualificada para os trabalhadores e a sociedade, criando condições para uma prestação de serviços que atenda aos requisitos dispostos na lei que rege o exercício da Enfermagem. Outra preocupação diz respeito à criação de novas modalidades de instituições gestoras, como organizações sociais privadas e fundações estatais. Segundo o deputado, nesse modelo de gestão há a ausência de controle social e alto índice de contratos temporários, o que não garante a estabilidade empregatícia dos profissionais da categoria, nem outros direitos públicos.
 
Participações
Associaram-se, em apartes, os deputados Valdeci Oliveira (PT), Gilberto Capoani (PMDB), Raul Carrion (PcdoB), Silvana Covatti (PP), Jurandir Maciel (PTB), Vinícius Ribeiro (PDT) e Zilá Breitenbach (PSDB). Também participaram da solenidade as Conselheiras Tania de Fátima Oliveira e Lucy Malicovski; a representante regional do Coren-RS, enfermeira Tatiana Bernardes e a Coordenadora de Enfermagem do Hospital Fêmina, enfermeira Silvia Ramos, entre outras lideranças da área.
 
Além de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, estiveram presentes no Grande Expediente o 1º secretario do Conselho Regional de Enfermagem, Claudir Lopes da Silva; a diretora Faculdade de Enfermagem da UFRGS, Eva Pedro; a diretora da Faculdade de Enfermagem da UFPel, Luciana Kantorski; o presidente do Sindisaúde, Gilmar França; o representante da Feessers, Carlos Weber dos Santos; a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Terezinha Valduga Cardoso; o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, Júlio Matos; representantes do Comando de Policiamento da Capital e da Secretaria de Saúde de Canoas.

Texto: Imprensa da AL; Fernanda Barth
Fotos: Fernanda Barth

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS