Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

18/05/2013
A enfermagem e o cuidado com a vida
Revista Fator Brasil

Em um mundo onde a gentileza e o cuidado para com o próximo parecem estar cada vez mais distantes do cotidiano, existem alguns profissionais que se destacam por ter como principal objetivo o cuidado e o bem-estar do ser humano. Estes profissionais são os enfermeiros, cuja essa semana é dedicada a eles. Com uma série de plantões a cumprir, trabalho nos fins de semana, os especialistas dessa área são responsáveis pela prevenção, reabilitação e recuperação da saúde dos pacientes.

Dados do Conselho Federal de Enfermagem apontam que São Paulo é o Estado com maior número de enfermeiros. Incluindo os técnicos, auxiliares e atendentes, são 186.462 profissionais, seguido de Rio de Janeiro e Minas Gerais

Os enfermeiros exercem um papel fundamental na área médica, pois assumem a responsabilidade pelos pacientes desde o momento em que é realizada a primeira conversa antes da consulta com o médico, passando por todo o período em que eles permanecem no ambiente hospitalar. Além disso, eles coordenam toda a assistência prestada pela equipe envolvida, que normalmente é composta pelos auxiliares e técnicos de enfermagem.

E o atendimento não se restringe apenas ao hospital. Quando são necessários cuidados especiais na residência do paciente, por exemplo, são os enfermeiros que auxiliam e acompanham todo o processo.

Para eles, o trabalho vai muito além dos cuidados , tendo como o intuito maior proporcionar qualidade de vida e bem-estar para quem precisa. Está mais do que comprovado que o paciente sente-se mais confiante, mais envolvido, mais cuidado quando ele é visto e tratado como uma pessoa e não como uma senha ou um número.

O tratamento mais humanizado e personalizado faz com que o quadro clínico tenha uma evolução satisfatória, uma vez que as alterações emocionais também afetam o aspecto fisiológico. E é para esse atendimento que nós médicos contamos, cada dia mais, com o apoio e a dedicação de nossos parceiros da enfermagem.

Por: Dr. Nei Marinho, Médico e Diretor Geral do Hospital San Paolo.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


17/04/2024
Presidente do Coren-RS fala sobre desafios da Enfermagem em aula para estudantes da Unisc


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS