Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

07/06/2013
Conselho Regional de Enfermagem aponta irregularidades na gestão passada
Ações podem ter desviado mais de meio milhão de reais da autarquia

Em encontro na Sala de Convergência da Assembleia Legislativa do RS nesta quinta-feira (06/06), o Coren-RS apresentou uma série de 10 sindicâncias abertas pela atual gestão que aponta irregularidades cometidas no período anterior a março de 2012 e que podem ter desviado mais de meio milhão de reais da autarquia federal. Entre os principais fatos existe desde funcionários fantasmas e contratação irregular de advogados até o pagamento de diversos serviços sem a devida comprovação de prestação e sem seguir os fluxos normais estabelecidos por lei, além de serviços que fogem ao objetivo fim do Conselho. A apresentação foi feita a representantes da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Sindicato dos Enfermeiros (SERGS), Federação dos Servidores de Saúde (Feessers), Sindicato dos Trabalhadores de Saúde (Sindisaúde) e das Associações de Funcionários do Hospital de Clínicas, do Hospital da PUC e do Grupo Hospitalar Conceição. 

O presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, e o Secretário Claudir Lopes, destacaram que a publicização destes fatos é não só uma obrigação do Conselho, que zela pela transparência de suas ações, como uma forma de proteção à plenária do Coren-RS, que tem sofrido diversas pressões e ameaças do grupo anterior. Para o presidente da autarquia, que já entregou as denúncias ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e já encaminhou para os órgãos responsáveis pela investigação (PF e MPF), é uma pena que os processos sejam lentos, pois isto acarreta em demora na punição dos responsáveis e causa muita indignação por causa do desrespeito com o dinheiro público envolvido nas ações levantadas.

O representante da ABEn, Joel Mancia, parabenizou o Conselho pela publicização que a atual gestão do Coren-RS estava dando para estas sindicâncias e pela transparência com que tem conduzido o Conselho. Lastimou a desunião da categoria, apontando esta fragilidade organizacional das entidades representativas como uma das causas do sucesso das ações de grupos mal intencionados e bem articulados.

Para Nelci Dias, representante do SERGS, é lamentável estarmos, mais uma vez, debatendo irregularidades do sistema Cofen/Coren, depois de todos os escândalos envolvendo o ex-presidente do Cofen, Gilberto Linhares e da intervenção da Polícia Federal, que já ocorreu no RS. Nelci destaca que era necessário que acontecesse uma revisão profunda da forma como os Conselhos são fiscalizados e de como procedem em suas prestações de contas.

Para Carlos Weber, representante da Federação, é muito triste ver o fim que foi dado a este dinheiro, principalmente quando vemos o esforço que é feito por tantos colegas para pagar a anuidade. 

Na ocasião, além de dar publicidade aos fatos observados, o Coren-RS recebeu o apoio das demais entidades representativas da categoria, que homologaram as sindicâncias e ressaltaram a importância da atual gestão do Coren-RS dar prosseguimento as ações. Após a apresentação das principais irregularidades apontadas foi aberto o debate sobre os fatos elencados.

Texto e fotos: Fernanda Barth

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS