Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

27/02/2014
Reunião define ações para mobilização gaúcha pelas 30 horas
Ato em Porto Alegre será realizado em paralelo à mobilização de São Paulo

O Coren-RS participou, nesta quinta-feira (27), de uma reunião para definir as ações a serem desenvolvidas em Porto Alegre alusiva ao ato nacional de lutas pelas 30h, organizado pelo Fórum Nacional das 30 Horas. O encontro foi realizado na sede do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (SERGS) e também contou com a presença de representantes do Sindisaúde, SIMPA e Hospital Universitário de Santa Maria.

Em conjunto, os participantes decidiram realizar um ato em âmbito estadual, no mesmo Dia E organizado para São Paulo - 14 de março. A ideia é que a concentração de profissionais aconteça no estado para fortificar a presença da categoria. "Levar caravanas até São Paulo é muito dispendioso e acaba impedindo muitos profissionais de participar. Sendo em Porto Alegre, teremos mais facilidade de acesso e a categoria da região poderá participar mais ativamente", argumentou o conselheiro secretário do Coren-RS, enfermeiro Claudir Lopes. A proposta foi aceita e ficou definida a programação prévia para a manifestação, que terá reunião de mobilização e uma caminhada pelo centro histórico da capital, com início às 16h. 

A manifestação pela implantação da carga horária de trinta horas para a Enfermagem deverá ser encerrada com um ato público, ao final da caminhada, na Esquina Democrática. A expectativa é que neste momento, haja integração à manifestação promovida por outros grupos sindicais de luta contra a violência e pela igualdade da mulher. Este ato, alusivo ao dia internacional da mulher, será apoiado pela Enfermagem, categoria que tem como maior força de trabalho o gênero feminino.

A expectativa do grupo é que participem profissionais de Enfermagem de todas as regiões. A logística prévia do evento foi delineada e todas as entidades participantes definiram suas ações em prol do ato. Uma próxima reunião foi marcada para o dia 06 de março, a ser realizada na sede do SERGS.



Saiba mais:
O grande ato de luta da categoria é organizada pelo Fórum Nacional 30 horas, composto pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS), Confederação Nacional de Seguridade Social (CNTSS), Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN) e Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEENF).

O ato tem como tema “Mobilização Dia ‘E’ – Enfermagem Vem pra rua - Porque cuidar com segurança exige 30 horas para Enfermagem”. 

A mobilização tem o objetivo de mostrar a parlamentares e governos que a enfermagem brasileira está organizada e determinada a lutar pela aprovação do Projeto de Lei 2295/2000. A matéria que regulamenta a jornada de 30 horas semanais está pronta para ser votada no Congresso Nacional desde 2012.

A mobilização de São Paulo tem objetivo de reunir 30 mil pessoas em uma passeata que acontecerá na Avenida Paulista, com concentração a partir das 14h no vão do MASP, e saída às 17h, descendo até o final a Avenida Consolação, na Praça Roosevelt. 

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/04/2024
Ex-conselheira do Coren-RS e enfermeira são homenageadas em Santa Maria


19/04/2024
Coren-RS participa de audiência com MPT sobre enfrentamento às fraudes nas relações de trabalho na saúde


19/04/2024
Conselho participa de audiência sobre medidas de prevenção para mulheres com alto risco de câncer de mama e de ovário


19/04/2024
Coren-RS prestigia Simpósio de Segurança do Paciente do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS