Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

29/09/2015
Coren-RS ouve demandas dos profissionais da Enfermagem do PACS



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), por meio do conselheiro Ricardo Haesbaert e da coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa Espíndola, participaram, na manhã de hoje (29), de reunião com profissionais da Enfermagem do Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS).

Na ocasião, foram ouvidas as demandas da categoria que, nos últimos dias, exerce sua profissão com insegurança, devido aos episódios de violência na região. A aproximação do Coren-RS com a categoria e a valorização dos profissionais para que o serviço de Enfermagem seja prestado com qualidade e segurança são diretrizes da gestão 2015-2017.

O conselheiro Ricardo Haesbaert reafirmou a posição do Coren-RS de que a manutenção do atendimento prestado no PACS está condicionada à garantia de que a Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado garantam segurança aos servidores e à comunidade. Ofício neste teor foi enviado ontem ao governador José Ivo Sartori e ao secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter.

Para o auxiliar de Enfermagem do PACS, Jair Fortes Rodrigues, que coordenou a reunião, além da violência, outro problema enfrentado na Unidade é a falta de recursos humanos e equipamentos.

Já a coordenadora do Defisc, Cláudia Mastrascusa Espíndola, o dimensionamento de pessoal é um desafio para o Coren-RS. “Temos que fazer um dimensionamento próximo da realidade”. Cláudia também ressaltou a mudança no caráter da fiscalização da atual gestão, que deixa de ser apenas punitivo, mas com ações educativas e com a presença, também, de técnicos de Enfermagem na equipe de fiscalização.

A partir de agora, ficou estabelecido um grupo de trabalho envolvendo o Defisc e a equipe de Enfermagem do PACS para melhorar os fluxos de trabalho e tratar das demandas da categoria pertinentes ao Coren-RS.

Abaixo, íntegra do ofício enviado ao governador do Estado, José Ivo Sartori, e ao secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, em 28/09/15.
 

“Senhor Secretário/Governador,

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem participando ativamente das reuniões envolvendo as diversas entidades, comunidade e servidores do Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), na Vila Cruzeiro, desde os episódios de violência ocorridos na última sexta-feira, dia 25 do corrente. Este Conselho defende a manutenção do atendimento prestado no pronto-atendimento à comunidade, porém condicionada à garantia de que a Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado cumpram com seu papel de oferecer segurança aos servidores e à comunidade, diante da situação de violência que vem se agravando dia-a-dia.
O Coren-RS, Autarquia Federal criada pela Lei 5905/73, órgão de fiscalização e regulamentação profissional, no dever de defender as prerrogativas profissionais da Enfermagem no Estado do Rio Grande do Sul, solicita a Vossa Senhoria que tome todas as providências para garantir o trabalho da equipe de enfermagem do PACS. Ressaltamos que além da segurança física, competências do Estado, tanto para profissionais quanto à população, também devem ser disponibilizados todos os recursos humanos necessários para o pleno funcionamento de uma unidade de Urgência e Emergência, sob pena de impedir o exercício da enfermagem no local.
Certos de suas providências,
Atenciosamente,

Daniel Menezes de Souza
Coren-RS nº 105.771
Presidente do Coren-RS”

Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS