Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

06/10/2015
Seminário sobre dimensionamento promovido pelo Coren-RS reuniu cerca de 500 pessoas


O Seminário de Capacitação com o tema “Dimensionamento adequado utilizando o Sistema de Classificação de Pacientes”, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) nesta segunda-feira (05), teve a participação de aproximadamente 500 pessoas. O evento foi no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do RS. Participaram profissionais e estudantes de Enfermagem e representantes de instituições de ensino e de entidades da enfermagem e da saúde, como o Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs)  e a Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (FEESSERS).   

A palestrante foi a enfermeira Fernanda Maria Togeiro Fugulin, professora e doutora do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), que falou sobre o trabalho da Enfermagem e o Sistema de Classificação de Pacientes como base para o dimensionamento adequado de pessoal. Foi o primeiro Seminário de Capacitação para o público externo promovido pela gestão 2015-2017 do Coren-RS. 

Além da palestrante, participaram da mesa de abertura o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, a coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS, Cláudia Mastrascusa, a coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e diretora de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) - Seção Rio Grande do Sul, Adriana Paz, e a Responsável Técnica pelo ensino em Enfermagem e coordenadora do curso técnico em Enfermagem da Escola GHC, Desirée dos Santos Carvalho. Em sua fala, Daniel destacou que o subdimensionamento de pessoal é, atualmente, um dos maiores desafios para os(as) profissionais da Enfermagem e que uma das formas de enfrentá-lo é buscando conhecimento sobre o tema.

Fernanda Fugulin falou por mais de uma hora ao público. Ela apresentou as formas de classificação de pacientes e explicou como elas influenciam no cálculo do dimensionamento de pessoal de Enfermagem nas instituições. “O dimensionamento dá condições adequadas para que os(as) profissionais de Enfermagem desenvolvam as suas atividades da forma mais segura e humanizada possível. A assistência melhora ou piora conforme o quantitativo de profissionais da Enfermagem”, afirmou.

Após a palestra, o microfone foi aberto para questionamentos. Em suas falas finais, a professora exaltou a Enfermagem a ser mais participativa e a buscar seu empoderamento: “A Enfermagem tem um papel social e ético importante de lutar para melhorar as práticas da assistência. Se nós não lutarmos por isso, quem vai lutar?”, questionou.

A conselheira Nelci Dias da Silva, que foi a mestre de cerimônias, agradeceu a palestrante. “Mais do que conhecimento, a senhora nos proporcionou uma reflexão sobre o nosso fazer da Enfermagem.” Também estavam presentes os conselheiros Willi Wetzel Junior, Ricardo Arend Haesbaert e Estêvão Finger da Costa e a conselheira Margarita Ana Rubin Unicovsky. 

A gestão 2015-2017 destaca a importância de disseminar conhecimento e promover capacitações sobre temas pertinentes à Autarquia voltadas aos(às) profissionais da Enfermagem. O Conselho entende que isso fortalece e une a categoria em busca de mais valorização e mais empoderamento. Em breve, outros eventos semelhantes devem ser promovidos pelo Coren-RS.

Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS