Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

07/10/2015
Coren-RS promove capacitação interna sobre dimensionamento para Enfermeiros(as) Fiscais
Atividade reforça visitas fiscalizatórias educativas e humanizadas, marca da gestão 2015-2017

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu, nesta segunda e terça-feira (dias 05 e 06), uma capacitação interna sobre dimensionamento de pessoal para todos(as) os(as) Enfermeiros(as) Fiscais da Autarquia. O treinamento foi na sede do Conselho, em Porto Alegre, e teve como convidada especial a enfermeira Fernanda Maria Togeiro Fugulin, professora e doutora do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Ela falou sobre o Sistema de Classificação de Pacientes como base para o dimensionamento adequado de pessoal. A atividade foi acompanhada pelo presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, e pelo conselheiro Ricardo Arend Haesbaert.

Um dos grandes desafios da saúde brasileira é, hoje, o subdimensionamento de profissionais de Enfermagem nas instituições. Chegar a um número adequado de auxiliares, técnicos(as) e enfermeiros(as) exige o levantamento de dados importantes, como a complexidade do cuidado que cada paciente requer – o chamado Sistema de Classificação de Pacientes. 

A falta de pessoal vem sendo constatada diariamente nas visitas fiscalizatórias feitas pelos(as) Enfermeiros(as) Fiscais do Coren-RS às instituições de saúde de todo o Estado. Desde que assumiu, em fevereiro deste ano, a gestão 2015-2017 do Conselho vem trabalhando para promover uma fiscalização mais humanizada e educativa, e não apenas com caráter punitivo. A Autarquia vem repassando informações e disseminando o conhecimento acerca do dimensionamento de pessoal.

O Conselho alerta que o número insuficiente de auxiliares, técnicos(as) e enfermeiros(as) põe em risco profissionais e pacientes. A quantidade adequada de funcionários é um dos fatores que permite que a categoria preste um atendimento com mais qualidade e segurança à população.

Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS