Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

25/11/2015
Exposição destaca profissionais negros(as) na Enfermagem
Resiliência e militância em prol da Enfermagem e da Saúde Coletiva marcam trajetória de homenageados

A história da Enfermagem brasileira e a contribuição dos(as) profissionais afrodescendentes é tema da exposição inaugurada nesta terça-feira (24) pelo Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN), no centro histórico de Salvador (BA). Sob uma perspectiva de história viva e em construção, a exposição também faz referência aos(às) profissionais que se destacam pela sua contribuição social, cultural e militante para a Enfermagem. Esses(as) profissionais foram indicados(as) pelos Conselhos Regionais.

O homenageado do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) é o enfermeiro Everes Augusto Figueiredo dos Santos, natural de Santa Maria, que faleceu em abril de 2003. Everes era um grande líder da Enfermagem gaúcha e tinha como algumas de suas características o compromisso, a responsabilidade, a dedicação e a tranquilidade. A defesa intransigente da classe trabalhadora, do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Enfermagem eram seus objetivos enquanto dirigente sindical. Era um ser humano comprometido na construção de uma sociedade justa e solidária (leia mais aqui).

Homenageados(as) na abertura da exposição, os(as) profissionais se emocionaram ao recordar suas trajetórias, marcadas pela militância e pela superação de dificuldades. “Costumo dizer que tenho três grandes qualidades: ser mulher, negra e enfermeira. Essas circunstâncias marcam minha história, meus valores”, afirmou, emocionada, a conselheira federal Fátima Sampaio. Homenageada, ela também recebeu a premiação em nome do presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri. O papel de ambos para a abertura e funcionamento do MuNEAN foi destacado pela diretora do museu, Maria Júlia Lemos.

“Esse reconhecimento, às vésperas da minha aposentadoria, é algo que muito me emociona, me honra, e me levou a colocar no papel, pela primeira vez, minha trajetória como profissional de Enfermagem, como negra, como mulher. Homenagem boa é a feita em vida”, conta a enfermeira Luzia Pereira, que iniciou sua trajetória como auxiliar de Enfermagem. ”Somos tantas vezes chamadas de neguinha, em tom pejorativo, que às vezes parecem dizer que nossas conquistas não têm mérito, mas por benesse ou por acaso”, destacou Vera Lúcia, indicada pelo Rio Grande do Norte.

Resiliência – “Também estou emocionada, mas já não choro”, disse a enfermeira Valmira dos Santos,  destacando a importância da resiliência em sua trajetória como primeira professora doutora negra da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Resiliência é a capacidade de, após grande pressão, voltar ao seu estado normal sem maiores danos. Isto eu aprendi e talvez o fato de a minha tese ter sido sobre equalização do estresse tenha me ajudado a lidar, sem adoecer, com tantos fatores estressores na reestruturação da pós-graduação.” Aos 73 anos, a professora emérita da UFBA continua a atuar, agora em Sergipe.

Resgate histórico – Indicada pelo Coren de Minas Gerais por sua militância sindical e em defesa do SUS, Angela dos Santos visitou atentamente a exposição, que lhe abriu novas perspectivas sobre as contribuições dos(as) profissionais negros à Enfermagem. “Espero que muitos tenham esta oportunidade de conhecer o papel dos afrodescendentes na construção da Saúde brasileira”, afirmou.

A exposição apresenta trajetórias pouco conhecidas de profissionais de Enfermagem, como a de mãe Stella de Oxóssi. Ialorixá e membro da Academia Baiana de Letras, mãe Stella é também enfermeira, tendo exercido a profissão por três décadas até se aposentar. Nair Paula de Melo, enfermeira da Força Expedicionária Brasileira (FEB), é uma das homenageadas em painel, assim como os primeiros alunos negros das escolas de Enfermagem, e os milhares de afrodescendentes que atuavam no cuidado, antes da institucionalização da profissão.

Os(As) homenageados(as):

Coren-AP – Edinaldo Siqueira da Costa;
Coren-BA- Aline Soares;
Coren-CE – Maria José E. Santo;
Coren-ES – Raimundo Assis;
Coren-GO – Naíva Alves Ferreira
Coren-MG – Angela Eulália dos Santos;
Coren-MS – Luzia Pereira;
Coren-MT – Antônio Siqueira da Silva;
Coren-PA – Walkirio Costa Almeida;
Coren-PB – Ronaldo Miguel Beserra.
Coren-PE – Itamar Lage;
Coren-PI – Maria do Rosário de Fátima Borges Sampaio;
Coren-PR – Alaerte Leandro Martins;
Coren-RJ – Eva Maria Costa;
Coren-RN – Vera Lúcia da Silva;
Coren-RR – Cinthia Matilde O. Brasil Pereira;
Coren-RS – Everes Augusto Figueiredo dos Santos - In Memorian;
Coren-RO – Manoel Carlos Neri da Silva;
Coren-SE – Valmira dos Santos;
Coren-SP- Berenice Assumpção;
Coren-TO- Adélia Nascimento Conceição;
MuNEAN – Maria Stella de Azevedo Santos – Mãe Stella de Oxossi


Fonte: Asscom Coren-RS (com informações do Cofen)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/04/2024
Ex-conselheira do Coren-RS e enfermeira são homenageadas em Santa Maria


19/04/2024
Coren-RS participa de audiência com MPT sobre enfrentamento às fraudes nas relações de trabalho na saúde


19/04/2024
Conselho participa de audiência sobre medidas de prevenção para mulheres com alto risco de câncer de mama e de ovário


19/04/2024
Coren-RS prestigia Simpósio de Segurança do Paciente do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS