Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

17/03/2016
Coren-RS visita postos de saúde de Porto Alegre e evidencia déficit de profissionais da enfermagem


O Conselho Regional de Enfermagem(Coren-RS) vem recebendo denúncias da categoria a cerca do dimensionamento do pessoal de enfermagem nas unidades de saúde. Os(as) profissionais alegam estarem sendo desviados de suas funções para suprir as demandas dos locais. Para averiguar a situação, o Departamento de Fiscalização do Coren-RS procedeu visita a três postos de saúde municipais no dia 11 de março.

Na primeira visita, foram identificadas diversas irregularidades na farmácia, que é anexa a recepção do posto: não possui ventilação adequada, caixa de materiais e medicamentos armazenados no chão e soro exposto à temperatura elevada, devido a falta de ventilação. A equipe de enfermagem do local relata que apesar do assédio, permanece reiterando sua postura com relação à dispensação de medicamentos: que a tarefa não lhes compete. Visto que o local nunca recebeu visita de um farmacêutico, seguidamente os(as) profissionais da enfermagem deixam de realizar suas atribuições para dispensar os medicamentos.

Na mesma tarde foi procedida visita a um segundo posto de saúde para averiguar questões quanto a dispensação de medicamento, bem como a distribuição de recursos humanos frente a atividades desenvolvidas. A unidade foi encontrada fechada com informativos afixados na porta, portanto não foi possível averiguar a situação.
 
A farmácia da terceira unidade visitada também conteve irregularidades: não possui ventilação adequada, caixas de materiais e medicamentos armazenados no chão, frascos utilizados para coleta de exames mal condicionados, geladeira em péssimas condições e com termômetro solto, blister cortado e sem rótulo e prateleiras sem identificação. Com o rodízio do pessoal da enfermagem para atender tanto suas funções rotineiras quanto a dispensação e orientação dos medicamentos dentro da farmácia, diversas salas do posto permanecem sem profissionais para realizar atendimento.

Em janeiro de 2016 foi constatado, através de processo fiscalizatório, o déficit de mais de 400 profissionais da enfermagem na saúde pública de Porto Alegre. O número pode ser evidenciado pelos relatórios das visitas realizadas pelo Departamento de Fiscalização. Os pareceres serão analisados pelo Coren-RS e assim providências adequadas poderão ser tomadas. A autarquia continuará acompanhando o trabalho dos(as) técnicos, auxiliares e enfermeiros(as) nos postos de saúde municipais e reitera seus posicionamentos: presente e apoiador da categoria.
 
a localização dos postos de saúde foi ocultada para preservação dos(as) profissionais da enfermagem que neles trabalham.
 
Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Laura Glüer - DRT/RS 5.351

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS