Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

24/05/2016
Lançamento do livro Caminhos do Cotidiano da Enfermagem é marcado por emoção de selecionados(as)


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou na sexta-feira (20) o evento de lançamento do livro “Caminhos do Cotidiano da Enfermagem”. A publicação reúne 20 textos, entre crônicas e poesias, selecionados por meio de um concurso literário realizado dentro da Semana da Enfermagem 2016.

A cerimônia, que ocorreu no Jardim Lutzenberger, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, foi marcada pela emoção dos(as) autores(as) e por momentos de confraternização. Eles(as) levaram familiares e amigos(as) ao lançamento e participaram, inclusive, de uma sessão de autógrafos. Foi oferecido um coquetel e músicos tocaram durante o evento.  

Três autoras foram premiadas: Silvete Maria Brandão Schneider (1º lugar na categoria crônica), Beatriz Guaragna (2º lugar na categoria crônica) e Priscila Roballo Martins (1º lugar na categoria poesia). 

”A história que retratei na crônica [“Saudades do meu menino”] é uma das tantas que vivi na Enfermagem e que ficaram no meu coração. Ter sido selecionada para esse livro tem um valor enorme. Eu pensava em fazer a faculdade de Química e escolhi cursar Enfermagem lendo sobre ela num guia de profissões e, depois, acabei me apaixonando”, disse Silvete, que é formada há 25 anos. 

No total, o concurso recebeu mais de 50 inscrições. Os textos foram analisados por uma comissão julgadora – composta pelo jornalista Moisés Mendes, pela enfermeira e professora universitária Maria da Graça Crossetti e pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS, Milton Simas. Os jurados (representados na cerimônia por Milton) e a idealizadora do concurso, a conselheira Nelci Dias, foram agraciados com troféus. 

”Estou muito feliz em ter tornado esse sonho realidade: de reunir vivências do dia a dia da Enfermagem em uma coletânea de textos”, afirmou Nelci. Segundo ela, a iniciativa foi inspirada em uma publicação semelhante do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). 

Também participaram do lançamento o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, conselheiros e conselheiras do Coren-RS, funcionários(as) da Autarquia, profissionais e estudantes de Enfermagem, além da presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Cláudia Silva, e o presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – seção RS (ABEn-RS), Joel Mancia. 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Textos e fotos: Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS