Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

01/11/2016
Coren-RS marca presença no Congresso Brasileiro de Enfermagem, em Brasília


Os(As) conselheiros(as) do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) Willi Wetzel Junior, Margarita Unicovsky e Nelci Dias, a enfermeira fiscal Amália Santos, a assistente de fiscalização e técnica de Enfermagem Rita Tamboreno e as enfermeiras das Câmaras Técnicas Sandra Rejane Soares Ferreira e Adriana Roloff participaram, de 27 a 30 de outubro, em Brasília, do 68º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn). Promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), que este ano comemora 90 anos, o evento teve como tema “A construção histórica da Enfermagem no Cuidado em Saúde – Saberes e Práticas na Defesa do SUS”

O congresso contou com vários minicursos, diálogos temáticos e palestras científicas da Enfermagem. Temas como o cuidado como instrumento de cidadania, prática cidadã da Enfermagem como direito do povo brasileiro, metodologias ativas no ensino-aprendizagem, entre outros assuntos, foram alguns dos destaques da programação. 

Na abertura do evento, que teve a participação de todos(as) os(as) representantes do Coren-RS, o enfermeiro gaúcho Osvaldo Peralta Bonetti, atual presidente da ABEn do Distrito Federal, reforçou o compromisso da entidade com a defesa do SUS. Segundo a conselheira Nelci Dias, toda a programação do CBEn foi muito enriquecedora e trouxe à tona a importância da politização dos(as) profissionais da Enfermagem. 

Apresentação de trabalhos 

O Coren-RS também marcou presença no 68º CBEn com o relato de experiências e estudos de seus(suas) profissionais. As representantes das Câmaras Técnicas apresentaram o trabalho de autoria de Sandra Rejane Soares Ferreira, Adriana Roloff, Gabriel Tolfo e Margarita Unicovsky denominado “Câmaras Técnicas de Enfermagem: estratégia para promoção da democracia, ética e transparência”. O relato da experiência das Câmaras Técnicas do Coren-RS foi contemplado com o segundo lugar no Prêmio Marcos Otávio Valadão e Edma Rodrigues Valadão, patrocinado pela ABEn. Já a enfermeira fiscal Amália Santos explanou sobre sua pesquisa "Elaboração de Novas Tecnologias em Enfermagem: utilização de uma cartilha para prevenção"

A conselheira Nelci foi convidada para ser a palestrante do diálogo temático "Projetos de desenvolvimento para o Brasil – reflexos para o trabalho em saúde e enfermagem". A conselheira abordou os riscos para a saúde e para o trabalho da Enfermagem caso a PEC 55/16 (antiga PEC 241/16), em tramitação no Senado, seja aprovada, com congelamento do orçamento para saúde por 20 anos, sem levar em consideração o aumento e envelhecimento da população usuária do sistema. 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


22/04/2024
Coren-RS presente na abertura do 26º Congresso Brasileiro de Mastologia


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS