Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

09/11/2016
TelessaúdeRS, Secretaria Estadual da Saúde e entidades divulgam nota sobre câncer de próstata
Objetivo é orientar profissionais de saúde e população sobre o rastreamento do câncer de próstata


A campanha Novembro Azul tem por objetivo alertar os homens sobre a necessidade de adotar medidas de promoção e prevenção de doenças. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, a Sociedade Brasileira de Urologia – RS, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e o TelessaúdeRS-UFRGS lançaram, no dia 1º de novembro, uma nota conjunta para orientar os profissionais de saúde e a população sobre o rastreamento do câncer de próstata.

Dentre as orientações da nota estão:
- A contraindicação do rastreamento populacional para o câncer de próstata, ou seja, a realização do exame de PSA para homens sem sintomas sem a discussão dos riscos e benefícios.

- A orientação que homens com 45 anos ou mais e fatores de risco (história familiar ou cor preta) ou 50 anos ou mais discutam com seu médico os riscos e benefícios da realização do PSA e decidam, de forma 
compartilhada, se devem prosseguir com o teste.

O câncer de próstata é um dos cânceres mais comuns entre os homens, perde apenas para o câncer de pele. Na maioria dos casos é um câncer de desenvolvimento lento, não produz sintomas nem causa prejuízo para a saúde. O objetivo é identificar os pacientes que apresentam câncer de evolução rápida e progressivo com grande capacidade de invadir outros locais do corpo. Cerca de 15% dos homens terão câncer de próstata e a maioria morrerá devido a outra causa – outro câncer, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) ou Diabetes Melito (DM).

Em geral, trata-se de um tipo de câncer de crescimento lento, devagar e que surge em homens com mais de 45 anos (quanto mais velho, maior a chance de ter câncer de próstata). E o que isso significa? Significa que é mais provável que a pessoa morra com o câncer de próstata, até assintomático, e não do câncer de próstata. Com a realização do rastreamento com PSA descobrimos mais casos de câncer e provavelmente conseguimos diminuir a mortalidade. Porém, esse possível benefício ocorre às custas de procedimentos diagnósticos e tratamentos com riscos significativos e muitas vezes desnecessários. Por que isso? Porque devido ao PSA diagnosticamos tanto os cânceres de próstata de crescimento lento quanto os agressivos. O exame de PSA não é capaz de diferenciar o câncer lento e indolente do câncer agressivo e metastático que é capaz de matar.

Homens que solicitam realização do PSA devem receber informação qualificada do médico assistente sobre riscos e benefícios do rastreamento, considerando fatores de risco individuais e expectativa de vida.

O TelessaúdeRS-UFRGS ainda desenvolveu um site em que profissionais de saúde e população podem tirar dúvidas a respeito do câncer de próstata, sobre o exame de rastreamento do câncer, além de terem acesso a outras informações sobre a doença. Para conferir, basta acessar www.telessauders.ufrgs.br/prostata.php.


Fonte: Equipe de Comunicação do TelessaúdeRS/UFRGS

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


22/04/2024
Coren-RS presente na abertura do 26º Congresso Brasileiro de Mastologia


22/04/2024
Conselheira do Coren-RS apresenta trabalho no Congresso Mundial de Nefrologia, em Buenos Aires


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS