Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

06/12/2016
Coren-RS, Cofen, Sergs e Abenfo debatem os modelos da Enfermagem Obstétrica pelo mundo


No sábado (03) ocorreu o evento Midwifery: a Enfermagem Obstétrica como uma expertise sem fronteiras, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs) e Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras - seção do Rio Grande do Sul (Abenfo-RS), com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A atividade foi no Centro Universitário Metodista IPA, em Porto Alegre. Entre as palestrantes convidadas, estavam a conselheira Fátima Sampaio, do Cofen, a parteira holandesa Mary Zwart e a presidente da Abenfo-RS, Virgínia Leismann Moretto. Na mesa de abertura, representantes do IPA e do Sergs fizeram suas falas iniciais, seguidos(as) do presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, que também deu as boas vindas e reiterou o compromisso do Conselho com a Enfermagem Obstétrica.

A palestra da holandesa Mary Zwart ocorreu em inglês com tradução da enfermeira e integrante da Abenfo-RS, Camila Schneck. Midwifery é o termo em inglês para parteira, profissão essa que na Holanda é considerada indispensável para a saúde pública. “Na Holanda, a parteira é quem acompanha toda a gestação de uma mulher, desde o planejamento da gravidez até o auxílio após o nascimento do bebê”, explica Mary. Ela conta que, em seu país, muitas vezes as mulheres não precisam consultar com médicos, pois as parteiras são profissionais independentes, com respaldo legal para atuarem em diversas áreas da atenção básica e, principalmente, consideradas indispensáveis pela população. “A única forma de ver o parto é sob a ótica feminista”, entende Mary, afirmando que o parto é uma ação exclusivamente feminina e por isso o apoio de outra mulher é essencial para a futura mãe.

Fátima Sampaio, conselheira do Cofen, expôs, em sua fala, sobre a legislação da Enfermagem obstétrica no Brasil. Segundo ela, “a Enfermagem precisa se apropriar das suas funções e instrumentos de trabalho, sempre se guiando pelo Código de Ética da Profissão”. Fátima também coloca que o Cofen tem construído uma rede de apoio à Enfermagem obstétrica e a Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Federal está trabalhando nesse tema. Virgínia Leismann Moretto, em sua fala pela Abenfo-RS, expôs os princípios da associação: autonomia, transparência e identidade.

O Coren-RS tem se comprometido com a pauta da Enfermagem Obstétrica, que recentemente representou uma vitória da Enfermagem na atuação do parto humanizado. Ser acolhedor, resolutivo e presente são metas exercitadas pela gestão atual do Conselho.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Laura Glüer - DRT/RS 5.351

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS