Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

05/04/2017
Dia Mundial da Saúde é dia de luta pelos(as) trabalhadores(as) brasileiros(as)



Sexta-feira, 07 de abril, é o Dia Mundial da Saúde - é o momento de analisar e debater temas importantes. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem se comprometendo com as pautas que atingem diretamente tanto a saúde pública quanto a vida dos(as) profissionais da Enfermagem. Com as propostas de Reforma da Previdência e Reforma Trabalhista, que tramitam no Congresso Nacional, a gestão Democracia, Ética e Transparência do Conselho entende que o bem-estar da população e de técnicos(as), auxiliares e enfermeiros(as) está em risco. Essas medidas vão de encontro a pautas importantes da Enfermagem, como a proposta da jornada de 30 horas semanais, necessária justamente pelo desgaste e adoecimento que os(as) profissionais sofrem.

Com a Reforma Trabalhista, diversos direitos serão relativizados, como a carga horária, remuneração e férias. Com a medida, essas conquistas poderão ser negociadas pelas empresas ou contratantes, ferindo os direitos conquistados pelos(as) trabalhadores(as). Junto à Reforma Trabalhista, a da Previdência representará uma mudança significativa para profissionais da saúde. O Coren-RS se posicionou recentemente sobre a Reforma da Previdência (saiba mais aqui) e evidenciou os impactos, principalmente, nas categorias da Enfermagem. Essa fragilização dos direitos trabalhistas também acaba contribuindo para a instabilidade emocional da população, principalmente para quem já está propenso a ter alguma doença de caráter psíquico, como a depressão, por exemplo.

Tudo isso interfere diretamente no SUS e nos(as) profissionais da saúde, não somente em relação a seus direitos trabalhistas, mas às suas rotinas de trabalho, que se tornarão cada vez mais cansativas. Para falar sobre saúde pública, no contexto em que o Brasil está inserido politicamente, é preciso considerar essas ameaças. Pensando nisso, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou a Cartilha Mais Direitos Menos Depressão - Ato Contra as Reformas da Previdência e Trabalhista.

Nesse material, o CNS atenta à população de que as reformas que tramitam no Congresso carregam em si todos os ingredientes que podem levar milhares de trabalhadores e trabalhadoras para quadros de instabilidade psicológica. “A possibilidade da perda de direitos como férias e 13º salário, por exemplo, geram ansiedade e muita preocupação na vida de quem tem a responsabilidade de cuidar de outras vidas”, afirma Ronald Ferreira dos Santos, presidente do CNS.

O Coren-RS se junta a essa luta para garantir uma saúde pública de qualidade, que só se dará combatendo essas medidas. Elas promoverão o adoecimento em massa tanto dos(as) trabalhadores(as) em geral quanto da Enfermagem.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: Jornalista Joanna Ferraz 
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


27/03/2024
Colegas da Enfermagem que são trans têm isenção de taxa para segunda via de Carteira Profissional


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS