Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

07/04/2017
Coren-RS participa do Seminário sobre Práticas Avançadas realizado pelo Cofen
Enfermagem de Prática Avançada aumenta a resolutividade da atenção básica


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, participou nesta terça-feira (04) do Seminário sobre Práticas Avançadas realizado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O evento, que ocorreu no auditório da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN), foi uma promoção da Comissão de Práticas Avançadas do Cofen com apoio do Coren-RN.

O seminário contou com uma série de discussões sobre as potencialidades de implementação das Práticas Avançadas em Enfermagem no Brasil e debates, seguidos pela apresentação da proposta da pesquisa Práticas Avançadas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária.

“Esse seminário é importante para conhecermos a realidade em outros países e a necessidade de avançar no debate dessas práticas no Brasil, em especial na pesquisa e regulamentação para o exercício qualificado e seguro”, disse Daniel.

A Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS) iniciou, em 2105, as discussões sobre a implementação da Enfermagem de Prática Avançada no Brasil, voltada para a atenção primária à saúde (APS). O objetivo é aumentar o escopo de práticas e a resolutividade do(a) enfermeiro(a), desenvolvendo e aprofundando o trabalho inter-profissional.

O Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) já sinalizou apoio à proposta, que aumenta a resolutividade das equipes de saúde e a qualidade do atendimento à população. Para o Cofen, essa discussão precisa ser retomada com brevidade com o Ministério da Saúde/OPAS, envolvendo também outros atores, como a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), visando a discussão de políticas públicas para tornar a Enfermagem de Práticas Avançadas uma realidade.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações de Ascom - Cofen)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS