Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

11/04/2017
Coren-RS participa de debate sobre o papel da comunicação e da saúde para consolidar a democracia


Um amplo debate sobre como os campos da comunicação e da saúde podem ajudar a consolidar a democracia. Assim foi a Conferência Livre de Comunicação em Saúde, com o tema Saúde das Mulheres e Democracia, que ocorreu na sexta-feira (07), no auditório da Escola de Enfermagem da UFRGS, em Porto Alegre. O evento, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors), teve como um dos seus apoiadores o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). O Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs) e a Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do RS (Feessers) também fizeram parte da comissão organizadora.

À tarde, a conselheira do Coren-RS Nelci Dias foi uma das painelistas, ao lado da enfermeira Neusa Heinzelmann, do Coletivo Feminino Plural, e da professora da UFRGS Cristianne Famer Rocha. Nelci falou sobre Saúde: Comunicação e Democracia. Ela fez um retrospecto da saúde pública no país e mostrou como, historicamente, as práticas de comunicação no Brasil atuam a serviço de um determinado grupo dominante e para passar a imagem de um Sistema Único de Saúde (SUS) ineficiente. A conselheira ainda chamou a atenção a formas como os(as) jornalistas podem atuar em defesa do SUS.

“Com o SUS, conquistamos práticas mais democráticas de comunicação, como a possibilidade de falar abertamente sobre o tema do HIV/ Aids. Entretanto, o que vemos na grande mídia é um discurso que tenta incessantemente desconstruir o SUS. Temos que falar mais em prevenção e atenção básica, e menos em doenças e em um modelo de assistência centrado nos hospitais”, afirmou.

Nelci citou, ainda, a questão do parto humanizado, que vem sendo defendida incansavelmente pela gestão Democracia, Ética, e Transparência do Coren-RS e que, aos poucos, ganha espaço na imprensa. “Lutar pelo parto humanizado é lutar pela cidadania e pelo direito das mulheres”, ressaltou.

Após as falas das três painelistas, houve intensa participação do público, com perguntas e contribuições importantes ao debate. Em suas considerações finais, Nelci disse que a Conferência foi um importante momento de reflexão. “Temos a opção de manter ou de transformar a comunicação em saúde. E essa escolha passa pelo nosso dia a dia, com o uso da linguagem inclusiva de gênero e sem recorrer a estereótipos.” A programação seguiu à noite.

Mobilização nacional - A realização da Conferência atendeu a um chamado do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que defende “o direito à comunicação para garantir o direito à saúde”. A partir dessa atividade, surgirão encaminhamentos para a 1ª Conferência Livre de Comunicação em Saúde, organizada pelo CNS, de 18 a 20 de abril, em Brasília (DF).

O objetivo é discutir a democratização do acesso da população às informações sobre saúde. O evento vai reunir jornalistas, blogueiros(as), coletivos de comunicadores(as), estudantes, além de conselheiros(as) nacionais, estaduais e municipais de saúde.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS