Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

17/05/2017
Profissionais de Enfermagem prestigiam ações do Coren-RS em Caxias do Sul


Profissionais de Enfermagem lotaram o auditório da Secretaria Municipal de Saúde, em Caxias do Sul, na tarde desta segunda-feira (15), para assistirem as palestras Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, ministrada pela coordenadora de Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Cláudia Mastrascusa, e Registros de Enfermagem, apresentada pela conselheira Nelci Dias.

Também nesta segunda-feira, o Coren Móvel ficou estacionado defronte ao Hospital Pompeia, das 09h às 17h30min, no centro de Caxias do Sul, para prestar diversos atendimentos referentes ao departamento de registro e cadastro de profissionais. Dentre os quais, inscrição junto ao Conselho, renovação de carteira profissional, atualização de endereço, negociação de anuidades e cancelamento de inscrição. Conforme dados do Coren, Caxias possui, no total, 5.204 profissionais – entre técnicos(as) (3.689), enfermeiros(as) (1.165) e auxiliares de Enfermagem (350). Ambas as atividades integram a programação da Semana de Enfermagem 2017 realizada até o dia 20 deste mês pelo Coren-RS (saiba mais aqui).

Entre outros assuntos, Cláudia abordou pontos relativos aos direitos e deveres desses(as) profissionais, como, por exemplo, salários e honorários compatíveis com o nível de formação, jornada de trabalho e, ainda, as complexidades do exercício profissional. “Além de suporte técnico, o objetivo da palestra é dar suporte legal para que o(a) profissional, dessa forma, preste uma assistência com qualidade e segurança ao(à) usuário(a)”, ressaltou.

Para a enfermeira Patrícia Pretto Rodrigues, atuante na área há mais de 10 anos, a palestra de Cláudia acrescentou inúmeras ferramentas e informações que um dia, acredita, lhe serão úteis nas inúmeras situações profissionais que podem ocorrer. Uma dessas situações, ela cita, diz respeito à quebra do código de ética, prática que, em muitas localidades, ainda acontece. “Até hoje ainda nos deparamos, especialmente nos pequenos municípios, com administradores que, por questões políticas, forçam o profissional de Enfermagem a priorizar atendimento de um paciente em detrimento de outro”, critica.

Já Nelci observou que o(a) profissional de Enfermagem tem, como característica, “cuidar do outro, mas muito pouco de sua própria profissão” – contexto que, segundo ela, precisa ser mudado. “Ausência de registro significa ausência de cuidado de Enfermagem. Quaisquer ações realizadas sem registro, assinatura e carimbo do(a) profissional não têm valor profissional. O Coren-RS preza pela garantia do exercício da Enfermagem legal e segura”, frisou a conselheira.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Cristiano Bastos
DRT/RS 9.984

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/04/2024
Ex-conselheira do Coren-RS e enfermeira são homenageadas em Santa Maria


19/04/2024
Coren-RS participa de audiência com MPT sobre enfrentamento às fraudes nas relações de trabalho na saúde


19/04/2024
Conselho participa de audiência sobre medidas de prevenção para mulheres com alto risco de câncer de mama e de ovário


19/04/2024
Coren-RS prestigia Simpósio de Segurança do Paciente do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS