Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

19/05/2017
Coren-RS participa de audiência pública para debater a situação do Pronto-Socorro de Pelotas (PSP)


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) – representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza – participou nesta quarta-feira (17) de audiência pública na Câmara de Vereadores de Pelotas para discutir soluções para as inconformidades do Pronto-Socorro do município. A audiência foi promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara.

Desde 2015, o Conselho, em visitas fiscalizatórias feitas à instituição, aponta déficit de profissionais de Enfermagem – faltam, aproximadamente, 12 enfermeiros(as) e 26 técnicos(as). Denúncias recentes feitas ao Coren-RS também relatam falta de material, condições precárias de trabalho e superlotação.

Em sua fala inicial, Daniel afirmou que a qualidade da assistência prestada aos(às) usuários(as) está diretamente relacionada ao quantitativo de pessoal de Enfermagem. “Queremos que os(as) usuários(as) sejam atendidos(as) de forma segura e com qualidade. E, para isso, devemos tratar as questões do Pronto-Socorro de Pelotas [PSP] como prioridade”, sentenciou.

Daniel reforçou, ainda, que o déficit de profissionais não é danoso apenas para os(as) pacientes. “A falta de pessoal faz com que os(as) profissionais de Enfermagem assumam diversas funções, inclusive, que não são suas. Essa sobrecarga vem causando o adoecimento da categoria.”

Também participaram da audiência representantes do Sindisaúde Pelotas – incluindo a presidente, Bianca D Carla -, da Secretaria Municipal de Saúde – incluindo a secretária, Ana Costa -, do Conselho Municipal de Saúde e da administração do PSP. Todos(as) se manifestaram. Em seguida, alguns vereadores(as) falaram.

O Poder Executivo se mostrou disposto a dialogar em busca de soluções. No início de março, o Coren-RS já havia estado em Pelotas para tratar do assunto.

Em suas considerações finais, o presidente do Coren-RS disse que o Conselho seguirá acompanhando de perto a questão. “Vamos ver no que é possível avançar quanto às questões do PSP. Devemos focar em soluções mais imediatas. O nosso objetivo é resolver ou minimizar esse sofrimento, tanto de profissionais quanto de usuários(as).”  

Repercussão na imprensa – A audiência pública e a presença do Coren-RS em Pelotas, mais uma vez, para tratar sobre o PSP, repercutiram na imprensa local. Daniel e a coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc) do Conselho, Cláudia Mastrascusa, falaram ao vivo durante o programa Hora Marcada, do apresentador Sérgio Corrêa, na Rádio Tupanci. Daniel também concedeu entrevista a Rádio Pelotense.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS