Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

27/04/2018
Curso de Registros de Enfermagem, em Santa Maria, fecha ciclo de atividades do Coren-RS pelo estado


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu nesta sexta-feira (27) à tarde, em Santa Maria, um curso sobre Registros de Enfermagem (Resolução Cofen nº 514/2016). A atividade, que ocorreu na Câmara de Vereadores e foi destinada a auxiliares e técnicos(as) de Enfermagem, fecha um ciclo de capacitações do Coren-RS que percorreu o estado nos meses de março e abril. 

As conselheiras Nelci Dias, Nilza Lourenço da Silva, Úrsula Stuker e Cecília Brondani fizeram a saudação inicial. Úrsula falou da necessidade de mais valorização da Enfermagem e da importância da união entre todas as categorias – auxiliares, técnicos(as) e enfermeiros(as). “A luta por mais protagonismo da Enfermagem é uma construção diária”, disse.

Na sequência, o coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização (Defisc), Lúcio de Camargo, começou o curso com uma atividade, na qual alguns(mas) participantes(as) tinham que ler uma anotação de Enfermagem e passá-la adiante aos(às) demais colegas, apenas falando. O objetivo da dinâmica foi mostrar como a informação verbal se perde e, a partir daí, falar da importância do registro escrito. 

“Os registros são essenciais para o nosso processo de cuidar. É impossível ter noção de como está um determinado paciente, dia a dia, se ele está evoluindo positivamente, por exemplo, se não houver registro”, afirmou Lúcio.

Ele destacou pontos importantes que devem ser observados nos registros de Enfermagem, como linguagem clara, concisa e exata, ausência de rasuras e cuidado com o uso de abreviaturas. 

Lúcio também frisou que, além de os registros serem parte essencial da comunicação entre a equipe de saúde multidisciplinar que está prestando o cuidado, ainda colaboram com o ensino e a pesquisa e são usados como respaldo legal em processos éticos e judiciais, em defesa dos(as) profissionais de Enfermagem.

Depois do curso de Registros, Lúcio e as conselheiras Úrsula e Nilza falaram sobre as Expectativas dos(as) Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem em relação à fiscalização do Coren-RS.

As enfermeiras fiscais da Subseção de Santa Maria do Coren-RS – Moiseli Paz, Amália Santos e Flávia Disconsi – também estiveram presentes durante toda a tarde.

A conclusão das atividades foi marcada pela escolha dos(as) representantes regionais para o II Encontro Estadual de Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem, que ocorrerá no dia 19 de maio, em Porto Alegre (saiba mais sobre a Semana de Enfermagem clicando aqui).

Fonte: Assessoria de Comunicação
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS