Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

27/04/2018
Curso de Registros de Enfermagem, em Santa Maria, fecha ciclo de atividades do Coren-RS pelo estado


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu nesta sexta-feira (27) à tarde, em Santa Maria, um curso sobre Registros de Enfermagem (Resolução Cofen nº 514/2016). A atividade, que ocorreu na Câmara de Vereadores e foi destinada a auxiliares e técnicos(as) de Enfermagem, fecha um ciclo de capacitações do Coren-RS que percorreu o estado nos meses de março e abril. 

As conselheiras Nelci Dias, Nilza Lourenço da Silva, Úrsula Stuker e Cecília Brondani fizeram a saudação inicial. Úrsula falou da necessidade de mais valorização da Enfermagem e da importância da união entre todas as categorias – auxiliares, técnicos(as) e enfermeiros(as). “A luta por mais protagonismo da Enfermagem é uma construção diária”, disse.

Na sequência, o coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização (Defisc), Lúcio de Camargo, começou o curso com uma atividade, na qual alguns(mas) participantes(as) tinham que ler uma anotação de Enfermagem e passá-la adiante aos(às) demais colegas, apenas falando. O objetivo da dinâmica foi mostrar como a informação verbal se perde e, a partir daí, falar da importância do registro escrito. 

“Os registros são essenciais para o nosso processo de cuidar. É impossível ter noção de como está um determinado paciente, dia a dia, se ele está evoluindo positivamente, por exemplo, se não houver registro”, afirmou Lúcio.

Ele destacou pontos importantes que devem ser observados nos registros de Enfermagem, como linguagem clara, concisa e exata, ausência de rasuras e cuidado com o uso de abreviaturas. 

Lúcio também frisou que, além de os registros serem parte essencial da comunicação entre a equipe de saúde multidisciplinar que está prestando o cuidado, ainda colaboram com o ensino e a pesquisa e são usados como respaldo legal em processos éticos e judiciais, em defesa dos(as) profissionais de Enfermagem.

Depois do curso de Registros, Lúcio e as conselheiras Úrsula e Nilza falaram sobre as Expectativas dos(as) Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem em relação à fiscalização do Coren-RS.

As enfermeiras fiscais da Subseção de Santa Maria do Coren-RS – Moiseli Paz, Amália Santos e Flávia Disconsi – também estiveram presentes durante toda a tarde.

A conclusão das atividades foi marcada pela escolha dos(as) representantes regionais para o II Encontro Estadual de Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem, que ocorrerá no dia 19 de maio, em Porto Alegre (saiba mais sobre a Semana de Enfermagem clicando aqui).

Fonte: Assessoria de Comunicação
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

11/06/2021
Coronavírus: Coren-RS participa de reunião sobre novo modelo de distanciamento adotado no Estado


11/06/2021
CORONAVÍRUS: REPRESENTANTES DO RS NA FORÇA NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO RELATAM INADEQUAÇÕES EM SERGIPE


11/06/2021
Coronavírus: pessoas vacinadas devem manter o uso de máscaras


09/06/2021
Presidente da Assembleia Legislativa garante apoio ao Piso Salarial


 
 
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 10h às 16h sem fechar ao meio-dia
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS