Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

09/07/2018
Coren-RS convida para Audiência Pública sobre futuro do SUS



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) se soma à iniciativa da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e convida para a Audiência Pública Qual será o futuro da saúde pública, na próxima quarta-feira (11/07), em Porto Alegre. O encontro será realizado no Plenarinho (Assembleia Legislativa) e tem como objetivo avaliar o impacto da Emenda Constitucional 95/2016 sobre o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A emenda limitou os gastos públicos e, por consequência, os recursos destinados ao SUS pelos próximos 20 anos. A medida proposta pelo atual governo federal significa que, a partir de 2018, os gastos federais só terão o reajuste da inflação acumulada conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), congelando os investimentos em setores como saúde e educação pelas próximas duas décadas.

“A proposta do governo federal de congelar os recursos da saúde por 20 anos vai deteriorar o atendimento. Os mais penalizados serão os profissionais e os usuários do SUS”, disse o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza.

As entidades trabalham com a expectativa de um impacto negativo no setor que deve gerar um déficit de R$ 21 bilhões no financiamento da saúde já em 2018. A retirada de recursos deve piorar ao longo do tempo porque a medida proposta pelo governo federal não considera o aumento de demanda e a incorporação de tecnologia.

No Rio Grande do Sul, os(as) profissionais já enfrentam atrasos e parcelamentos de salários e há risco de fechamento de hospitais em diversas cidades do interior do Estado. As obras das Unidades de Pronto Atendimento não foram concluídas e algumas unidades estão prontas, mas não foram abertas. A redução das equipes de Saúde da Família e a migração de antigos(as) usuários(as) de planos de saúde para o SUS devem desorganizar e sobrecarregar ainda mais o sistema público.

A audiência contará com a participação do economista Jorge Gimenez, do Centro de Assessoramento e Educação Popular, e Alcides de Miranda, professor da UFRGS e coordenador da Comissão de Planejamento e Gestão da Abrasco. O evento contará com o lançamento do Comitê Gaúcho em Defesa do SUS e contra a EC  95 e da campanha O SUS não pode morrer. A realização do evento tem apoio do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS), da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/RS) e Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do RS (Feessers).

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Sinara Sandri
DRT/RS 8.073

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


22/04/2024
Coren-RS presente na abertura do 26º Congresso Brasileiro de Mastologia


22/04/2024
Conselheira do Coren-RS apresenta trabalho no Congresso Mundial de Nefrologia, em Buenos Aires


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS