Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

27/11/2018
Coren-RS participa de audiência pública em Pelotas para discutir a situação da saúde do município


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo conselheiro Fernando Mengue, esteve presente, no dia 21 de novembro, na audiência pública que discutiu a atual situação da saúde de Pelotas, frente à crise estabelecida no SUS. A reunião foi promovida pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Pelotas e ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores.

Na audiência foi discutida a situação da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, que fechou 50 leitos do SUS. Essa decisão gerou superlotação e sobrecarga de trabalho em outras instituições, principalmente no Pronto Socorro de Pelotas (PS). No PS, após o fechamento dos leitos pela Santa Casa, um técnico de Enfermagem chegou a ficar responsável pelo atendimento de 27 pacientes.

O conselheiro Fernando destacou a importância de um dimensionamento correto, para que se possa oferecer um melhor atendimento e, por consequência, reduzir o tempo de internação. Assim, pediu aos vereadores que fiscalizem os investimentos em saúde e o cumprimento dos repasses feitos pelos governos estadual e federal. Para o conselheiro, quando os gestores descumprirem a legislação, a cobrança deve ser feita de forma personificada, informando à sociedade o motivo da precariedade nos serviços de saúde. Com isso, salientou ainda que a precariedade não deve ser sempre justificada por crise e falta de recursos.

A atualização da tabela do SUS e a isenção de impostos das instituições filantrópicas foram medidas discutidas para uma possível resolução do problema. A condição de trabalho e a valorização dos profissionais da saúde também é prioridade nesse momento.

O Coren-RS vem acompanhando a situação da saúde de Pelotas há algum tempo. No início do mês de novembro, o Conselho ganhou uma Ação Civil Pública contra uma instituição, para regulação dos serviços da Enfermagem. Agora o Coren-RS, mais uma vez, entra na luta por um serviço de saúde de digno e de qualidade para os cidadãos de Pelotas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Douglas Glier Schütz

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/05/2024
Cofen aponta irregularidades em estágios, faz diagnóstico dos cursos de Enfermagem e oferece colaboração ao MEC


24/05/2024
STF proíbe questionamentos sobre histórico de vida da mulher vítima de violência


24/05/2024
Resolução Cofen isenta anuidade profissionais de Enfermagem com doenças graves


24/05/2024
Fiscalização atuante: mais 26 serviços de saúde promovem adequações após serem notificados pelo Coren-RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS