Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

27/11/2018
Coren-RS participa de audiência pública em Pelotas para discutir a situação da saúde do município


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo conselheiro Fernando Mengue, esteve presente, no dia 21 de novembro, na audiência pública que discutiu a atual situação da saúde de Pelotas, frente à crise estabelecida no SUS. A reunião foi promovida pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Pelotas e ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores.

Na audiência foi discutida a situação da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, que fechou 50 leitos do SUS. Essa decisão gerou superlotação e sobrecarga de trabalho em outras instituições, principalmente no Pronto Socorro de Pelotas (PS). No PS, após o fechamento dos leitos pela Santa Casa, um técnico de Enfermagem chegou a ficar responsável pelo atendimento de 27 pacientes.

O conselheiro Fernando destacou a importância de um dimensionamento correto, para que se possa oferecer um melhor atendimento e, por consequência, reduzir o tempo de internação. Assim, pediu aos vereadores que fiscalizem os investimentos em saúde e o cumprimento dos repasses feitos pelos governos estadual e federal. Para o conselheiro, quando os gestores descumprirem a legislação, a cobrança deve ser feita de forma personificada, informando à sociedade o motivo da precariedade nos serviços de saúde. Com isso, salientou ainda que a precariedade não deve ser sempre justificada por crise e falta de recursos.

A atualização da tabela do SUS e a isenção de impostos das instituições filantrópicas foram medidas discutidas para uma possível resolução do problema. A condição de trabalho e a valorização dos profissionais da saúde também é prioridade nesse momento.

O Coren-RS vem acompanhando a situação da saúde de Pelotas há algum tempo. No início do mês de novembro, o Conselho ganhou uma Ação Civil Pública contra uma instituição, para regulação dos serviços da Enfermagem. Agora o Coren-RS, mais uma vez, entra na luta por um serviço de saúde de digno e de qualidade para os cidadãos de Pelotas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Douglas Glier Schütz

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS